Suplicy quer solução para fechamento de fábrica de suco de laranja de Bebedouro



Preocupado com a demissão de 208 empregados da fábrica de suco de laranja da Citrosuco de Bebedouro (SP), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que o Ministério da Fazenda e o governo paulista tentem encontrar uma fórmula para que a unidade volte a funcionar. Ele leu nota do sindicato dos empregados, onde eles lamentam a forma como a empresa comunicou as demissões - por carta enviada à residência dos funcionários.

De acordo com o senador, há grande preocupação também entre os produtores de laranja da região, pois eles não sabem como poderão escoar sua produção. A Citrosuco, segunda maior produtora de suco de laranja do Brasil, informou que pretende processar nas unidades de Matão e Limeira, também em São Paulo, as frutas da área de Bebedouro, mas os fazendeiros temem que isso acabe resultando em redução do preço que eles recebem.

Segundo Suplicy, a empresa teria informado ao sindicato dos trabalhadores que, a princípio, manterá fechada a unidade durante a safra 2009/10, à espera do que acontecerá com o mercado consumidor de suco. O estado de São Paulo produz cerca de 90% de todo o suco de laranja processado no país. O Brasil fornece cerca de 30% do suco de laranja consumido no mundo, acrescentou o senador.



11/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy manifesta preocupação com fusão na área de suco de laranja

Suplicy comemora criação do Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja

Suplicy volta a denunciar formação de cartel na indústria do suco de laranja em São Paulo

Suplicy denuncia formação de cartel pelas indústrias processadoras de suco de laranja de São Paulo

Câmara de citricultura vai discutir mercado de suco de laranja

Unesp: Suco de laranja faz bem ao coração revela pesquisa