Suplicy volta a denunciar formação de cartel na indústria do suco de laranja em São Paulo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a apelar aos órgãos de defesa da concorrência para que investiguem as denúncias de formação de cartel na indústria do suco de laranja no estado de São Paulo. De acordo com o senador, o caso voltou a chamar a atenção nos últimos dias com a publicação de entrevista com o ex-diretor de uma das maiores empresas do setor no estado, que revelou detalhes do esquema.

Segundo Suplicy, o empresário Dino Tofini contou à Folha de S. Paulo que, há cerca de dez anos, as empresas envolvidas passaram a adquirir a laranja a um preço bem mais acessível, o que transferiu um ônus enorme para o pequeno agricultor do estado. Ele também revelou, de acordo com o senador, que cada uma dessas empresas tinha seu "quintal", e que "ninguém podia se meter no quintal do outro".

Suplicy disse ainda que, atualmente, 50% das frutas destinadas ao processamento no estado de São Paulo são plantadas nas fazendas de propriedade das grandes indústrias, o que confere a essas empresas um elevado poder de fixação dos preços.



16/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy denuncia formação de cartel pelas indústrias processadoras de suco de laranja de São Paulo

Suplicy manifesta preocupação com fusão na área de suco de laranja

Suplicy comemora criação do Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja

Suplicy quer solução para fechamento de fábrica de suco de laranja de Bebedouro

Câmara de citricultura vai discutir mercado de suco de laranja

Unesp: Suco de laranja faz bem ao coração revela pesquisa