Suplicy recomenda leitura de "Chico Mendes - Crime e Castigo"
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou a leitura do novo livro de Zuenir Ventura, Chico Mendes - Crime e Castigo . Ele observou que o livro contém, nas suas duas primeiras partes, reportagens que o jornalista publicou logo após o assassinato do líder seringueiro, em 22 de dezembro de 1988. Zuenir retornou ao Acre no ano passado, 15 anos após o assassinato, e revisitou lugares e personagens envolvidos no crime.
- O livro traz um relato extraordinariamente vivo e importante da história do líder seringueiro, cujo nome é reconhecido em quase todo o mundo como uma pessoa que soube lutar pela exploração das riquezas da Amazônia, sem sua destruição - disse Suplicy. O senador leu da tribuna o trecho do livro que relata os minutos que antecederam o assassinato do líder ambientalista.
Chico Mendes tinha 44 anos quando foi assassinado e era reconhecido no mundo por sua luta pela preservação da floresta amazônica. Liderando seringueiros do Acre, ele desenvolveu táticas pacifistas de resistência para defender a floresta, que a partir do início dos anos 70 começara a ser desmatada com rapidez, para dar lugar a fazendas de criação de gado. Antes de sua morte, Chico Mendes foi premiado pela Organização das Nações Unidas por sua luta pela preservação da floresta.
02/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cultura: Leitura cantada da peça 'Chico Mendes e o Encantado' é a atração de hoje na Casa das Rosas
Suplicy homenageia Chico Mendes
Eduardo Suplicy recomenda a leitura do livro de Eugênio Bucci
SUPLICY RECOMENDA LEITURA DE LIVRO SOBRE RENDA MÍNIMA
Suplicy congratula CNBB por campanha e lembra Chico Mendes e Dorothy Stang
TV Senado homenageia Chico Mendes