SUPLICY RECOMENDA LEITURA DE LIVRO SOBRE RENDA MÍNIMA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deu uma aula sobre renda mínima hoje (dia 15) em plenário. Ele recomendou aos senadores presentes a leitura do livro O que é uma sociedade justa, do professor Philippe Van Parijs, filósofo e economista da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. O autor é um dos fundadores da rede européia de renda básica.

Segundo Suplicy, Van Parijs parte de princípios de justiça elaborados por John Rawls, em Uma Teoria da Justiça - princípio da igual liberdade, da diferença e de igualdade de oportunidade. Para melhor compreender esses fundamentos, Suplicy comparou uma sociedade desigual a um time de futebol que, de um lado, teria craques como Ronaldinho e Romário e, de outro, os senadores presentes. Para não deixar as senadoras de fora, Suplicy traçou um paralelo com um time de basquete, que teria as jogadoras Paula e Hortência.

- Para alcançar o melhor resultado possível, vamos pagar uma remuneração melhor para os craques. Mas aquele que não recebe até determinado patamar de renda tem direito a uma proporção da diferença entre aquele patamar e sua renda - explicou Suplicy.

Ainda citando Van Parijs, Suplicy alertou para o risco de um aumento no nível de renda, que não pode "aprisionar um número crescente de pessoas no que foi convencionado denominar armadilha do desemprego". Nessa armadilha, o que trabalhadores poderiam ganhar por seu trabalho seria inferior ao que receberiam se não trabalhassem.

- Para se alcançar a liberdade real para todos, em decorrência, será necessário ir um pouco mais além, proporcionando uma renda básica universal: uma pequena, porém incondicional, renda mínima garantida a cada pessoa na sociedade, não importa a origem, a raça, a idade, o sexo, a condição civil ou sócio-econômica - ressaltou.



15/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy lança livro de bolso sobre o programa Renda Mínima

Eduardo Suplicy recomenda a leitura do livro de Eugênio Bucci

SUPLICY FALARÁ SOBRE RENDA MÍNIMA EM BERLIM

SUPLICY DESTACA CONFERÊNCIA SOBRE RENDA MÍNIMA

SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA

SUPLICY SUGERIU QUE FHC PERGUNTASSE A CLINTON SOBRE RENDA MÍNIMA