SUPLICY REITERA: PELÉ PODE AJUDAR NA APROXIMAÇÃO EUA/CUBA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou hoje (dia 28) a defender que o ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), faça uma visita oficial a Cuba e atue como uma espécie de diplomata em prol do restabelecimento de relações entre aquele país e os Estados Unidos, com a suspensão do embargo econômico americano.

Na terça-feira, segundo Suplicy, Pelé lhe "disse que concorda com a sugestão".

- O ministro, por suas qualidades excepcionais como desportista e ser humano, consegue unir todos os povos - justificou.

Suplicy ressaltou que, por ocasião do reatamento das relações entre a China e os Estados Unidos, no governo de Richard Nixon, a aproximação inicial foi assegurada pelo esporte, no caso, o pingue-pongue. Pelé, que jogava pelo Kosmos, acompanhou o presidente norte-americano, lembrou Suplicy.

Na opinião do senador, o momento é particularmente propício a que Pelé conheça por que os cubanos se destacam mundialmente em vários esportes. A seu ver, a recente visita do papa à ilha do Caribe teria representado importante avanço no sentido do reingresso de Cuba na comunidade internacional.



28/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY VÊ APROXIMAÇÃO ENTRE CUBA E ESTADOS UNIDOS

Aproximação com as famílias pode ajudar a reduzir violência nas escolas, dizem especialistas

Suplicy a Hillary: fim do embargo a Cuba pode colaborar para a abertura democrática

Sarney acredita que atuação de Obama irá contribuir para aproximação entre EUA e Cuba

SENADORES ACHAM QUE PELÉ DEVE IR A CUBA

Alvaro Dias: mudanças na Lei Pelé vão ajudar os times que investem na formação de atletas