Suplicy relaciona conquista das mulheres brasileiras no século 20



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou, em pronunciamento nesta terça-feira (9), as conquistas das mulheres brasileiras no século 20. De acordo com o parlamentar, ainda estão vivas muitas mulheres que tocaram teares de empresas têxteis, grávidas, em jornadas de trabalho de 14 horas diárias.

O representante paulista lembrou ainda que essas jornadas se repetiam por seis dias por semana, incluindo os sábados, e não havia licença maternidade. Informou, aliás, que era raro chegar ao fim da gravidez ainda empregada, uma vez que a gestante não tinha estabilidade.

O senador disse que as mulheres foram vitoriosas em sua luta e "passaram a atuar nas escolas, nos sindicatos, nos partidos políticos".

- Hoje, com tantas colegas mulheres (senadoras), boas políticas em todos os níveis, parecem cenas de filme de ficção a luta pelo voto feminino - afirmou o parlamentar, lembrando que as mulheres perfazem hoje a maioria dos eleitores.

O senador lembrou, porém, uma luta ainda não vencida: a violência física e psicológica contra as mulheres, dentro e fora de casa. No mesmo pronunciamento, o parlamentar sublinhou a entrega, pelo Congresso Nacional, de manhã, do Prêmio Bertha Lutz, e relacionou aspectos das vidas das homenageadas.



09/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy: eleição de Rosiska Darcy para ABL é conquista das mulheres

SUPLICY RELACIONA AUMENTO DA VIOLÊNCIA COM MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Marluce: Erundina é uma das 100 mulheres do século

SÉCULO 21 SERÁ DAS MULHERES, DIZ LUIZ ESTEVÃO

JUCÁ DIZ QUE CONQUISTA DAS MULHERES TÊM IMPORTÂNCIA SOCIAL

MAURO MIRANDA SAÚDA CONQUISTA DE DIREITOS PELAS MULHERES