JUCÁ DIZ QUE CONQUISTA DAS MULHERES TÊM IMPORTÂNCIA SOCIAL
Para o senador, nenhum movimento social do século XX teve maior relevância do que o movimento que produziu a emancipação das mulheres. No Brasil, ao longo das décadas, a mulher vem se destacando em várias áreas, o perfil da família brasileira alterou-se, a mulher passou a ter maior participação no mercado de trabalho e no meio político, afirmou.
Disse ainda que as alterações no mundo de trabalho foram decisivas, pois as mulheres representam, atualmente, 40% da população economicamente ativa (PEA). Essa emancipação, observou, ocorreu pela necessidade de sobrevivência das famílias, a partir do processo inflacionário da década de 70, quando as mulheres decidiram ir à luta, garantir o próprio sustento e reforçar o orçamento familiar.
Segundo Jucá, existem fatores que contribuíram para a ampliação da mulher no mercado de trabalho, como a promulgação da Constituição de 1988, seus efeitos sobre a legislação trabalhista e o avanço da escolarização feminina. O senador afirmou que 29% das mulheres têm ensino médio, um índice que supera o dos homens, situado em apenas 20%.
O avanço da participação feminina nas instituições políticas e no Poder Judiciário é verificado pelo crescimento do número de prefeitas, deputadas e senadoras no Brasil. Na Câmara Federal, informou, elas representam 5,4% dos membros da Casa e no Senado estão presentes seis representantes dos estados.
16/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy relaciona conquista das mulheres brasileiras no século 20
Suplicy: eleição de Rosiska Darcy para ABL é conquista das mulheres
MAURO MIRANDA SAÚDA CONQUISTA DE DIREITOS PELAS MULHERES
Conquista da igualdade pelas mulheres depende de empenho e compromisso, diz Valadares
Lídice da Mata diz que lei é a mais importante conquista das mulheres depois da Constituição de 1988
Jucá destaca importância do Senar