Suplicy relata pedido de poetisa pela volta de trem à Vila de Paranapiacaba



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em Plenário, nesta terça-feira (27), a carta da poetisa Francisca Cavalcanti de Araújo, de 70 anos, em que ela pede o restabelecimento da linha de trem que chegava até a Vila de Paranapiacaba, localizada a cerca de 50 quilômetros da cidade de São Paulo.

Suplicy disse que mostrou a carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à ministra do Turismo, Marta Suplicy, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Adiantou ainda que encaminhará cópias ao governador de São Paulo, José Serra, e ao secretário estadual de transportes, Mauro Arce.

Na carta, Francisca Araújo afirma que, sem o trem, restou à vila (que faz parte do município de Santo André) linhas de ônibus que atendem de forma muito precária aos habitantes do local. Esses ônibus, segundo a poetisa, "vivem quebrados ou demoram muito" e suas passagens "são muito caras", o que dificulta aos moradores, "que são pobres", enviar seus filhos à escola.

O senador espera que o pedido seja atendido, inclusive com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura. Paranapiacaba é uma vila ferroviária construída no século 19 pela São Paulo Railway, que se tornou ponto de atração turística.



27/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expresso Turístico: o trem volta a Paranapiacaba

Conheça a Vila de Paranapiacaba, patrimônio arquitetônico do Brasil

CPTM lança o Expresso Lazer, trem turístico entre Luz e Paranapiacaba

Marta Suplicy relata novo crime e volta a defender criminalização da homofobia

Suplicy homenageia poetisa do Piauí que ajuda meninos de rua

Eduardo Suplicy relata encontro com Desmond Tutu e ressalta luta pela erradicação da pobreza