Suplicy ressalta importância de regras mais rígidas para produtos importados




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (11), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a importância do projeto de lei da Câmara (PLC 176/2008) que estabelece regras para a adequação técnica de produtos importados. Suplicy que é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), já apresentou voto pela sua aprovação.

O projeto, informou o senador, veda a importação de produtos que não atendam à regulamentação técnica brasileira, institui sistemática de fiscalização e sanções em caso de produto importado em desconformidade com as normas federais e prevê a perda dos produtos em alguns casos.

Suplicy disse que, ao justificar sua proposta, o ex-deputado federal Mendes Thame argumenta que o aumento do comércio exterior não suporta lacunas que permitam concorrência desleal.

O senador afirmou que muitos produtos importados não cumprem com as normas técnicas brasileiras e terminam por exercer uma concorrência desleal com a indústria nacional. Em sua avaliação, o projeto está em sintonia com o Brasil Maior, programa lançado pelo governo federal na semana passada, que tem, entre outros objetivos, conceder incentivos à indústria brasileira e inibir a concorrência desleal.

- Não há qualquer razão para que os produtos importados não se sujeitem às mesmas normas e exigências que os produtos fabricados no Brasil - disse o senador.

Suplicy explicou que, por não seguirem regras de qualidade e segurança, os produtos importados podem ter preço bem menor e concorrer de forma desequilibrada com as empresas nacionais. Segundo o senador, vários órgãos ligados à indústria manifestaram apoio ao projeto, que também recebeu sugestões da Receita Federal.

Prefeitura de São Paulo

O senador também elogiou o Diretório Municipal do PT de São Paulo, por promover debates entre os pré-candidatos do partido à prefeitura do município. Além dele mesmo, o senador citou o ministro da Educação, Fernando Haddad, a senadora Marta Suplicy e os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini como pré-candidatos do PT. O senador disse que as reuniões permitem debates construtivos e são exemplos de democracia.



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota regras mais rígidas para produtos importados

Senadores aprovam regras mais rígidas para entrada de produtos importados no mercado brasileiro

CAE aprova normas mais rígidas para produtos importados

APROVADAS REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA AGROTÓXICOS

CCJ vai votar regras mais rígidas para desmonte de carros

MEC adota regras mais rígidas para credenciar novas universidades