APROVADAS REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA AGROTÓXICOS



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 16) substitutivo da Câmara a projeto do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) que disciplina, entre outras ações, a produção, embalagem, transporte, importação, exportação e destino final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos. O projeto agora vai a sanção presidencial.
O projeto estabelece que os usuários de agrotóxicos deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos. Quando o produto não for fabricado no Brasil, a responsabilidade de recebê-lo será da pessoa física ou jurídica que realizou a importação.
De acordo com o projeto, as embalagens rígidas que contiverem formulações dispersíveis em água deverão ser submetidas pelo usuário à operação de tríplice lavagem, ou tecnologia equivalente, conforme normas dos órgãos competentes e orientação constante dos rótulos e bulas.
O projeto também impõe pena de dois a quatro anos para quem permitir, comercializar, transportar ou der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos sem cumprir as exigências da legislação.
Determina ainda que as embalagens dos agrotóxicos devem ser fabricadas de forma a impedir qualquer vazamento, perda ou alteração e de modo a facilitar as operações de lavagem, classificação, reutilização e reciclagem.

16/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas regras mais rígidas para realização de homenagens no Plenário

Aprovadas normas mais rígidas para identificação de trabalhadores marítimos

CAE vota regras mais rígidas para produtos importados

CCJ vai votar regras mais rígidas para desmonte de carros

MEC adota regras mais rígidas para credenciar novas universidades

Senado vai analisar regras mais rígidas de segurança para boates