Suplicy sugere que militares indicados ao STM enviem carta de esclarecimento aos senadores



O senador Edurado Suplicy (PT-SP) recomendou nesta quinta-feira (4) que os dois oficiais indicados para o cargo de ministros do Superior Tribunal Militar (STM) - o almirante-de-esquadra Álvaro Luiz Pinto e o general-de-exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho - enviem uma carta ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aos demais senadores comprometendo-se a cumprir, como ministros, os preceitos constitucionais que garantem que todos são iguais perante a lei.

Suplicy fez esta declaração em Plenário logo após pronunciamento em que sugeria que os militares fossem reconvocados à CCJ, por terem manifestado, durante sua sabatina naquela comissão, opiniões consideradas ofensivas aos homossexuais. As declarações dos oficiais foram feitas diante de questionamento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) sobre a presença de homossexuais nas Forças Armadas.

- Na medida em que os dois indicados se comprometerem a cumprir o que está na Constituição, avalio que isto está adequado - disse Suplicy.

O senador acrescentou que essa comunicação deve ser feita antes da votação das indicações dos oficiais pelo Plenário do Senado. Ele também informou que fez contato com o líder de seu partido, Aloizio Mercadante (SP), que concordou ser o procedimento sugerido o mais adequado.



04/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris envia carta de esclarecimento ao JB

Suplicy sugere reflexão dos senadores sobre fisiologismo no Congresso

Suplicy sugere comissão de senadores para negociar conflito em Honduras

João Pedro sugere transparência no esclarecimento dos atos secretos

Suplicy lê esclarecimento de Mantega sobre fim da CPMF

Suplicy lê esclarecimento de Mantega sobre fim da CPMF