Suplicy volta a defender chapa Lula/Simon para a Presidência da República



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a afirmar, nesta quinta-feira (1o), que, se o Partido dos Trabalhadores decidir levar adiante a proposta de escolher o PMDB para compor com Luiz Inácio Lula da Silva a chapa para a Presidência da República nas eleições deste ano, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) será um excelente candidato a vice.

Suplicy disse respeitar muito a candidatura própria de Simon, caso o PMDB decida, de fato, lançá-lo nas convenções que devem se realizar ainda neste mês. Para o senador, seria ótimo se o povo brasileiro tivesse como alternativa alguém com tanta experiência política.

No entanto, Suplicy reforçou o potencial da aliança, salientando, sobretudo, a afinidade que ele considera existir entre Simon e o ideário petista.

- Temos juntos um histórico de batalha pela democracia. Nos guiamos pelo sentido republicano, pelo interesse maior da população. Simon sempre manifestou respeito aos propósitos do PT.Muitas vezes, fez críticas ao partido, mas foram sempre críticas de um amigo - observou.

Suplicy louvou as outras pré-candidaturas já definidas, saudando, em especial, os companheiros de Senado Heloísa Helena (AL), pré-candidata pelo PSOL, e Cristovam Buarque (DF), que deve ser lançado candidato pelo PDT, presentes ao Plenário durante o pronunciamento.

Em aparte, Cristovam disse que a análise de Suplicy era perfeita, mas fez uma ressalva:

- Qual dos dois vai mudar, para um ser vice do outro? Como explicar ao povo brasileiro esse casamento, depois de tanto divórcio? - questionou.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse concordar com a descrição que Suplicy fez da figura de Pedro Simon.



01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon volta a defender candidatura própria do PMDB à presidência da República

Suplicy saúda aliança PSDB-PFL e sugere Simon para vice na chapa de Lula

Pedro Simon defende prévias para escolha de candidatos à Presidência da República

SIMON VOLTA A DEFENDER CPI DOS CORRUPTORES

Lula e Serra disputam segundo turno para Presidência da República

Suplicy comemora eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República