Pedro Simon volta a defender candidatura própria do PMDB à presidência da República



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (1º), que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) lance candidato próprio à Presidência da República em 2010. Ele disse que a ideia foi aprovada por unanimidade pelo PMDB do Rio Grande do Sul, além de contar com a simpatia de outros diretórios regionais, como o de Goiás.

- Vamos colocar um candidato do PMDB. Vamos colocar o trinômio, para não ficar nessa dupla, PSDB e PT, e não mais do que isso - disse.

Simon conclamou os simpatizantes do PMDB a escreverem para os deputados e senadores da legenda para dizerem se são a favor ou contra uma candidatura própria à Presidência da República.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu que o próprio Simon poderia ser o candidato a presidente do PMDB.

- Senador, estou no index do meu partido. Nem fale isso, por favor, pois a única coisa que ainda falta é tentarem me expulsar do MDB. E já discutiram até isso - respondeu Simon.

O senador pelo Rio Grande do Sul também disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras precisa ser levada a sério, com integrantes independentes e comprometidos em "buscar a verdade".

- Eu era líder do governo quando se fez a CPI dos Anões do Orçamento. Eu estava aqui, quando se fez a CPI do impeachment [do então presidente Fernando Collor, hoje senador pelo PTB de Alagoas]. A gente escolhia os mais independentes, aqueles que a gente tinha confiança de que teriam uma atuação mais imparcial. Hoje, são as 'tropas de choque': a tropa de choque do doutor Renan, a tropa de choque do senhor Mercadante, a tropa de choque do governo, a tropa de choque da oposição, para cada um buscar bater no outro e defender-se. Eu não vejo a busca da verdade - afirmou.

Ele disse que ninguém vai conseguir "enxovalhar" a Petrobras durante a CPI, pois a importância da empresa é reconhecida por todos

- Ninguém, aqui, é inimigo da Petrobras. A Petrobras é um patrimônio nosso, de todo o Brasil. Vamos levar para o lado de buscar a verdade. Isso é o que interessa a todos nós - defendeu.

Em apartes, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Gilberto Goellner (DEM-MT) comentaram e elogiaram o pronunciamento do colega gaúcho.



01/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Maldaner defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência em 2010

Suplicy volta a defender chapa Lula/Simon para a Presidência da República

PEDRO SIMON QUER CANDIDATO DO PMDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Mão Santa defende candidatura própria do PMDB à Presidência