Surge uma nova força política para o pleito de 2002
Surge uma nova força política para o pleito de 2002
Começa a surgir uma nova força política no Rio Grande do Sul, formada por parte do PMDB, PTB, PDT e PPS. A aliança prevista para disputar a eleição do próximo ano tem sido alinhavada por lideranças partidárias regionais e nacionais e repete composições traçadas no centro do País. Na Assembléia Legislativa, parlamentares que negociam as aproximações entre as siglas e dissidentes do PMDB preferem não se identificar ao analisar o novo cenário, alegando que, nesse momento, o silêncio preserva as chances de coligação.
Oficialmente, dois dos onze parlamentares do PMDB que cogitam deixar a legenda já foram procurados pelo PPS. O líder nacional do partido, senador Roberto Freire, conversou com os deputados estaduais Mário Bernd e Berfran Rosado. O PTB, de Sérgio Zambiasi, e o PDT, de Leonel Brizola, também abriram espaço aos peemedebistas insatisfeitos.
Ontem, o líder da bancada do PMDB no Legislativo, deputado Paulo Odone, esteve reunido com o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola. Na segunda-feira, foi o líder do PTB e presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, quem se encontrou com o pedetista.
Em meio às tratativas, o deputado Mário Bernd, que lidera o PMDB na Assembléia, citou o senador José Fogaça, os deputados federais Germano Rigotto e Nelson Proença, os estaduais Berfran Rosado, Cézar Busatto, Elmar Schneider, Iara Wortmann, Paulo Odone, e os vereadores Clênia Maranhão e Sebastião Melo como prováveis dissidentes.
As projeções no Legislativo dão conta de que o grupo deverá se reacomodar entre PPS, PTB e PDT até cinco de outubro, prazo legal para quem pretende disputar a eleição de 2002 trocar de partido. Os parlamentares dizem que os dissidentes irão considerar as chances de votos das bancadas estaduais para definirem seus novos partidos, visando principalmente a disputa pela Câmara dos Deputados.
Na avaliação de um deputado que cogita deixar o PMDB, o ingresso no PPS evitaria a rejeição aos nomes dos dissidentes nas urnas, por se tratar da estréia da legenda na disputa ao Palácio Piratini. Ele afirma que um dos fatores que estaria adiando a decisão dos peemedebistas é o hábito do eleitorado gaúcho de responder negativamente à infidelidade partidária.
Quem planeja aderir ao PPS também precisará contar com o aval do PTB e do PDT, adianta o líder do partido na Assembléia, deputado Bernardo de Souza. Ele esclarece que “junto com o PPS, essas duas siglas compõem o tripé básico de um novo projeto de desenvolvimento para o Estado”. Confiante na possibilidade de coligação, Bernardo repudia a idéia de frente anti-PT: “nenhuma força política pode querer transformar o PPS em uma sucursal a serviço de conflitos partidários”
Empresários do Sul mantêm confiança no cenário econômico
Os industriais da Região Sul são os que detêm o maior índice de confiança no País, levando em conta a evolução da atividade do setor no segundo trimestre deste ano e as perspectivas para os últimos seis meses do ano, conforme a pesquisa “Sondagem Industrial- Resultados Regionais”, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O indicador, que varia de zero a 100, foi de 51,1 no Sul, acima da média nacional, que ficou em 48 pontos. De acordo com a metodologia empregada, índices acima de 50 apontam empresários confiantes, ao passo que abaixo deste patamar a percepção é negativa quanto ao desempenho e às expectativas econômicas.
Para o coordenador de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a explicação para o otimismo no Sul está ligada a dois aspectos principais. O primeiro é o fato de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estarem fora do racionamento de energia elétrica iniciado em junho passado. “Isso justifica o elevado índice de expectativas positivas (56), o mais alto do País”, afirmou o economista.
Em segundo lugar, a região conta com um forte setor agroindustrial, beneficiado em 2001 pela safra recorde de grãos e pela desvalorização cambial, que elevou o preço em reais destes produtos. Ao lado do Sul, apenas a região Centro-Oeste, que também tem uma agroindústria bem desenvolvida, apresentou índice de confiança positivo.
Por outro lado, os empresários do Sudeste foram os que tiveram a avaliação mais negativa sobre a situação atual e sobre as perspectivas econômicas, resultando no mais baixo índice no Brasil, de 46,4 pontos. “O aumento dos juros, que atinge diretamente a demanda doméstica por bens de consumo duráveis, afetou o Sudeste, que concentra a maior parte das empresas deste setor”, afirmou Castelo Branco. A CNI realiza há três anos a Sondagem Industrial. Contudo, esta foi a primeira vez em que foram divulgados os dados regionais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL
O Governo do Estado anunciou em clima de festa, ontem os 29, núcleos que irão sediar os 10 cursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A instituição é uma promessa de campanha do governador Olívio Dutra, que vem reafirmando ser uma luta de 20 anos de seu partido. Com o número de cidades indicadas o Pirartini conseguiu atender à emenda da oposição no Legislativo, que defendia cursos nas 22 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes.
A presença de todos os secretários de Governo no Palácio Piratini, além de um público de cerca de 150 pessoas reforçou a importância do momento. Foram contempladas as cidades que demostraram mais força política, não sendo desprezados no entanto critérios anunciados pelo reitor Jose Clovis de Azevedo (na foto, ao microfone), como carência de universidades públicas e o potencial econômico de cada região.
Divulgado programa do Fórum Mundial de Educação
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou ontem a programação do Fórum Mundial de Educação (FME), evento inspirado no Fórum Social Mundial que vai tratar, no próximo mês, da globalização na educação. O FME, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro na Capital, envolve cerca de mil trabalhos e oficinas. A expectativa dos organizadores é que 15 mil pessoas participem.
A programação principal, dividida em quatro eixos (Educação como Direito; Educação, Tecnologia e Trabalho; Educação e Culturas; e Educação, Transformação e Utopias), será realizada todas as manhãs no Ginásio de Esportes do Internacional, o Gigantinho, que tem capacidade para 20 mil pessoas.
Para estas quatro conferências foram convidados Steve Stoer (Inglaterra), que falará na abertura do encontro sobre o papel estratégico da educação pública na construção da igualdade e da justiça social; Ignácio Ramonet (França), que abordará o trabalho e a tecnologia na perspectiva de uma sociedade sem excluídos; Bernard Charlot (França), para discutir a construção da solidariedade, a identidade como direito e o respeito às diferenças; e Rosa Maria Torres (Equador), para debater a construção de um mundo possível através da educação.
Os eventos paralelos, que incluem 12 debates temáticos (entre os quais o ajuste estrutural e balanço do apartheid educacional no planeta e a escola como um espaço público), o relato de experiências educacionais em diversas parte do mundo e a discussão e redação de um documento final, acontecem em escolas estaduais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e em alguns locais ainda não definidos.
Para o secretário municipal de Educação e coordenador geral do FME, Eliezer Pacheco, o evento preenche uma lacuna deixada pelo Fórum Social Mundial (FSM), que terá sua segunda edição realizada em janeiro do próximo ano. “Este evento pretende interferir no FSM com a palavra dos educadores”, disse.
Além da Prefeitura, diferentes entidades, associações, organizações não-governamentais e sindicatos participaram da organização do evento, que conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Jaqueline Moll, começou a ser discutida em abril deste ano.
Segundo a presidente do Cpers/ Sindicato, Juçara Dutra, o FME objetiva trabalhar a educação como direito para construir novos horizontes na humanidade. “Nossa tarefa é a de dar consistência aos dois principais pontos do encontro: um espaço para debates e reflexões e ao mesmo tempo preparar uma intervenção importante na área de educação para o Fórum Social Mundial”.
Além das conferências, o FME terá debates especiais - que tratarão de organismos internacionais, tratados de livre comércio e reformas educacionais - e uma programação simultânea, como o XIII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil.
Seminário na PUC para discutir Ética
O programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza nos dias 24, 25 e 26 deste mês no prédio 9 do Campus o Seminário Internacional de Ética, onde serão discutidas questões ligadas ao direito penal, à antropologia e à corrupção. O evento contará com a presença de professores de Filosofia de diversas universidades brasileiras e alemãs, como Tübingen, Frankfurt, Kassel, Kiel e Münster.
“A Ética é, sem dúvida, um tema extremamente atual, debatido em todos os países do mundo. Nota-se, no entanto, que nem sempre o debate leva em consideração a complexidade do assunto. O presente evento quer discutir com seriedade e profundidade questões vitais que dizem respeito ao presente e ao futuro da humanidade”, diz o professor Draiton Gonzaga de Souza, diretor do Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS.
As inscrições podem ser feitas no Instituto Goethe (rua 24 de Outubro, 112) pelo telefone (51) 3222.7832 ou no prédio 5 da PUCRS, sala 205.
Colunistas
NOMES & NOTAS
Rações para aves
A Associação Gaúcha de Avicultura criou a Divisão de Nutrição Animal para estimular o consumo de alimentos alternativos pelo setor avícola. Segundo o presidente da entidade, Paulo Vellinho, uma das condições é de que esses alimentos tenham, pelo menos, o mesmo valor nutricional do milho e da soja, tradicionalmente utilizados na produção avícola. A outra meta é despertar o produtor rural para uma nova oportunidade de melhoria de renda, assim como ocorreu, no passado, com o sorgo.
Pompéia
Na próxima segunda-feira, a rede de lojas Pompéia reinaugura a filial de Rio Pardo. O faturamento da rede em 2000 atingiu R$ 82 milhões. Até o final de 2001 serão inauguradas novas unidades em Alegrete e Venâncio Aires, completando um total de 38 filiais. A matriz e o Centro de Distribuição permanecem em Camaquã.
Turismo de Portugal
O Turismo Oficial de Portugal realiza hoje no Plaza São Rafael um workshop e confraternização com agentes e operadores de viagem do Rio Grande do Sul. Várias regiões de Portugal participam do evento com atrações, eventos e produtos turísticos. O objetivo é consolidar a imagem do país como primeiro destino dos brasileiros na Europa e mostrar novas ofertas turísticas.
Novotel
O Novotel da rua Soledade trouxe para Porto Alegre uma iniciativa que vale para toda a rede: a feijoada aos sábados e que é servida durante todo o ano. Quem comanda a cozinha é a chef francesa Valery Latay. O hotel está funcionando há três meses e passou de uma ocupação inicial de 15% para 40% no último mês. Seu gerente, Miguel Comandulli, lembra que até agora o estabelecimento tem promovido as suas atividades no mercado turístico doméstico. “Mas, as perspectivas de negócios são de fato otimistas”, diz. “Quando a perimetral ficar pronta, teremos condições de atender todo o complexo empresarial que se situa ao longo da avenida”. Já hoje, o centro de eventos da casa está trabalhando praticamente lotado. “Com eventos pequenos, é verdade, mas constantes, que são possíveis pela estrutura modular de nossas instalações”.
International
A International Engines reestruturou sua diretoria, como parte do processo de integração com o International Engine Group. O objetivo é adequar sua estrutura aos desafios que envolvem novas tecnologias, projetos e mercados. Assim, Otacílio Gomes Jr. assumiu a diretoria de Planejamento e Controle. Pérsio Lisboa é o novo diretor de Vendas e Marketing. Para o cargo de diretor de Operações na Argentina foi designado Sérgio Sgarbi. A Diretoria de Qualidade está nas mãos de Carlos Budahazi. Fernando Pinto assumiu o cargo de Engine Business Director, no International Engine Group, em Melrose Park, em Chicago, Estados Unidos.
AGERGS
A AGERGS cientificará o Ministério Público sobre o reajuste de 13,85% nas tarifas em vigor de linhas de ônibus intermunicipais e suburbanas do Interior. Os valores propostos pelo DAER não foram homologados pela Agência, o que os torna sem efeito legal.
Cordelier
A Vinícola Cordelier classificou seu Chardonnay Safra 2001 entre as 15 amostras mais significativas do ano, na IX Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia, em Bento Gonçalves. A empresa também foi premiada com o Cabernet Sauvignon, da mesma safra, que ficou entre os 30% mais representativos.
Leilão de arroz
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoverá no próximo dia 25 o primeiro leilão de arroz em casca dos estoques depositados nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O preço base para a abertura do pregão será de R$ 18 o saco de 50 quilos para o produto tipo um, com 58/59% de grãos inteiros.
No dia-a-dia
As empresas farmacêuticas com interesse em participar da Rede Gaúcha de Inovação Tecnológica para a Produção de Fitoterápicos (Rede Fito-RS) podem se dirigir à coordenação da Rede na Secretaria da Ciência e Tecnologia.
Rossana Granato é a nova assessora de comercialização e negócios do shopping de decoração D House, de Porto Alegre. Com 30% das lojas já em funcionamento, o empreendimento será inaugurado em 30 de outubro.
A Abigraf/RS e o Sindigraf/RS promovem hoje um programa de treinamento para as empresas gráficas que pretendem participar do PGQP ou implantar um sistema de qualidade total.
Iniciou a fase II do Programa de formação e capacitação de viticultores, para qualificação da uva no Estado. Sessenta produtores de Farroupilha, Garibaldi, Caxias do Sul e Flores da Cunha estão sendo beneficiados.
A norma NR4 do Ministério do Trabalho e Emprego, que aumentou o grau de risco de diversas atividades industriais, será debatida no próximo mês em Gramado, durante a VIII Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho.
A Universidade de Caxias do Sul, na presença do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, inaugurou anteontem o Bloco das Comunicações, situado na Cidade Universitária.
A Yasmin Tapetes Orientais lança no dia 25 a segunda edição do projeto de tapetes autorais .
Propaganda é como uma cantada em festa: quem for chato não conquista ninguém. Este é o tema da palestra de Alexandre Lucas na abertura do 14° Set Universitário, organizado pelo alunos da Famecos da PUCRS.
Topo da página
09/19/2001
Alto da Serra do Botucaraí surge como uma nova regional
Votação da nova CLT deve ficar para 2002
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Senado
Eleições 2002- Nova parcial para Presidência
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Governo do Estado
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Governo do Estado
09/19/2001
Artigos Relacionados
Alto da Serra do Botucaraí surge como uma nova regional
Votação da nova CLT deve ficar para 2002
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Senado
Eleições 2002- Nova parcial para Presidência
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Governo do Estado
ELEIÇÕES 2002 - Nova parcial para o Governo do Estado