Taques questiona retirada de fundos estaduais para investimentos na Copa de 2014



Em discurso nesta segunda-feira (18), o senador Pedro Taques (PDT-MT) voltou a cobrar do governo de Mato Grosso um planejamento mais eficiente na infraestrutura de transportes do estado. Ele disse que o setor está abandonado e necessita de investimentos e melhorias.

O senador apresentou reportagem divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá apontando que, nos últimos quatro anos, mais de meio bilhão de reais em recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) foram reservados do orçamento para custear projetos e ações relacionados à Copa do Mundo de 2014. Sendo assim, 30% do Fethab está sendo destinado para as obras da Copa.

O Fethab é um fundo destinado a financiar o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de obras e serviços de transportes e habitação em todo o território mato-grossense. Ele é arrecadado sobre operações internas envolvendo soja, gado, algodão, madeira e óleo diesel.

De acordo com o levantamento feito pelo Diário de Cuiabá, a arrecadação do fundo cresceu 40%, porém a parcela destinada à infraestrutura rodoviária seguiu em ritmo distinto. O orçamento anual repassado do Fethab para a Secretaria Estadual de Transportes cresceu apenas 3,4% em 2012, em relação ao total de 2009.

- Em Cuiabá, um furacão de obras sem planejamento, sem cronograma, sem preocupação com o cotidiano de quem vive na cidade. No interior, a ausência completa do investimento na simples conservação do que já existe, dos famosos asfaltos “casca de ovo”” - disse Taques.

O senador encerrou o pronunciamento questionando a retirada pelo governo de uma parcela do Fethab para aplicar em obras que não estão sendo realizadas, além de retirar recursos de um fundo para aplicar em outras obras.

- Nós temos que levantar a questão, buscar recursos, mas sem que o governo estadual faça sua parte no planejamento, os recursos ficarão parados até por incapacidade do governo de usá-los - afirmou o senador.



18/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões

Bom Dia Ministro destaca investimentos em portos para Copa do Mundo de 2014

Comitê da Copa 2014 apresenta investimentos para portos e aeroportos

CAE pode examinar solução para obras excluídas dos investimentos da Copa de 2014

Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014

Governo quer mobilizar cidades-sede para garantir investimentos durante Copa de 2014