Taques visita Vale do Araguaia para apurar necessidades da região



O senador Pedro Taques (PDT-MT) relatou viagem de 13 dias que fez durante o recesso ao Vale do Araguaia, no Mato Grosso, para apurar as necessidades das 27 cidades da região.

A região tem problemas na área de educação, saúde e infraestrutura logística. E a maioria das 158 reivindicações colhidas pelo senador tem a ver com problemas em rodovias, especialmente falta de pavimentação.

Pedro Taques contou que no menor município do estado, Araguainha, a população pediu distribuição de água e a construção de um hospital na cidade vizinha para atendimento da população de toda a região. Já moradores de Vila Rica, precisam se socorrer dos hospitais do Tocantins, e em Confresa, há grande preocupação com a falta de regularização fundiária e problemas com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Pedro Taques ressaltou o fato de que a regularização de terras é um problema em todo o país, especialmente em Mato Grosso que tem mais de 500 projetos de assentamentos rurais.

- É  importante que a titularização seja feita de modo ágil, pois com os papéis nas mãos as famílias podem acessar programas de financiamento, melhorando a produção e a qualidade de vida. A informalidade impede que as propriedades sejam usadas como garantia para obtenção de crédito, sem  investimento, a produtividade é menor, a renda é menor e a pobreza é maior - disse o senador.



06/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polícia Federal combate o tráfico de cocaína na região do Vale do Araguaia

Comitiva visita região do Vale do São Francisco que fará parte do corredor de integração nacional

HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, DIZ QUINTANILHA

Jayme Campos comemora aprovação de universidade para a região do Araguaia

CDHU: Sorteio de casas para portadores de necessidades especiais e idosos na região de Rio Preto

Serys Slhessarenko relata ampliação do programa Luz para Todos na região do Norte Araguaia