HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, DIZ QUINTANILHA
- Não podemos postergar o uso dessa importante modalidade de transporte, que seguramente vai articular-se com as modais rodoviárias da região e a ferrovia Norte-Sul, sob pena de atrasar o desenvolvimento dessa região do país - afirmou em discurso no plenário.
Quintanilha referiu-se às críticas ao projeto, segundo as quais o estudo de impacto ambiental não teve a profundidade necessária para avaliar de forma clara os eventuais danos que a utilização da hidrovia poderia causar ao meio ambiente, aos ribeirinhos e à população indígena.
Para ele, "estados mediterrâneos", como o Tocantins, que têm como vocação econômica a agricultura, só podem compensar a desvantagem comparativa da baixa densidade demográfica com um tipo eficiente de transporte de carga pesada de longa distância. Assim, disse, os custos de produção poderão ser reduzidos de modo a dar competitividade aos produtos da região em qualquer mercado, nacional ou internacional.
O senador condenou ainda a matriz de transporte do Brasil que, "equivocadamente", privilegiou o sistema rodoviário. Esse tipo de transporte, na opinião de Quintanilha, não é eficiente em certas regiões, como o Norte e o Centro do país.
09/06/2000
Agência Senado
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