TÁVOLA MANIFESTA SEU AMOR POR RACHEL DE QUEIROZ
- As idéias, as ideologias, as paixões, geralmente levam as pessoas a afastarem-se de si mesmas. Mas, algumas conseguem juntar a vida à natureza de seu ser. Rachel tem a vida que expressa o seu ser e aí está a sua grande conquista. Rachel está num patamar além da fama. Ela atingiu a glória, a fama que se eterniza - assinalou o senador.
Távola destacou como características marcantes da escritora, a paz ativa ou o dom de acolher o próximo, de criar um ambiente de acolhimento à sua volta; e a lucidez que, conciliada com a paz, leva à postura de desambição que a torna querida em todo o país. Para ele, Rachel de Queiroz mantém este comportamento por saber que a tarefa de um escritor é ficar junto à sua obra.
O senador José Sarney (PMDB-AP), em aparte, declarou ter o mesmo amor por Rachel de Queiroz. "Tenho admiração, devoção, mas, sobretudo, uma grande relação de afeto que desemboca num grande amor", explicou. Sarney disse que a escritora é uma "santa de altar" e tem lugar na sua casa, na sua família e na sua vida. O senador disse também que, sem Rachel de Queiroz, a história da literatura teria um enorme vazio. Afirmando que Rachel é uma operária da arte de escrever, o senador destacou que ela "conhece o segredo de transmutação das palavras em emoções"
22/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney homenageia Rachel de Queiroz
Senado faz homenagem a Rachel de Queiroz
ACM SE ASSOCIA À HOMENAGEM A RACHEL DE QUEIROZ
Senadores homenageiam Rachel de Queiroz
Valmir presta homenagem a Rachel de Queiroz
Plenário celebra centenário de Rachel de Queiroz