Taxa média de cheque especial registra ligeira alta em março



Com relação ao empréstimo pessoal, estudo Procon-SP indica que não houve alteração

Pesquisa realizada pela Diretoria de Estudos e Pesquisas (DEP) da FundaçãoProcon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectou em primeiro de março alta de 0,01 ponto percentual nataxa média de juros de cheque especial, passando de 9,53% ao mês (a.m.) para 9,54%. Com relação ao empréstimo pessoal, não houve alteração, mantendo a taxa média em 5,87 a.m. A pesquisa foi feita no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Para a assessora técnica da DEP, Cristina Rafael Martinussi, o resultado desta pesquisa continua sinalizando que o mercado financeiro está mantendo a cautela, apesar dos sucessivos cortes da taxa Selic promovidos pelo Banco Central. "Apesar da redução da taxa Selic, as taxas de juros do Brasil continuam as mais altas do mundo. Portanto, o consumidor deve manter a cautela e verificar a real necessidade na contratação de um empréstimo. A falta de planejamento, a impulsividade na hora de consumir e a facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas que comprometem o seu orçamento", conclui.

Na segunda reunião deste ano do COPOM - Comitê de Política Monetária do Banco Central (ocorrida nos dias 6 e 7 de março), as autoridades monetárias decidiram reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, maior redução promovida pelo Banco Central desde setembro/11. A taxa Selic passou de 10,00% para 9,75% ao ano. Somente na pesquisa de juros do próximo mês, será possível avaliar o reflexo dessa redução no mercado financeiro.

Do Procon-SP



03/13/2012


Artigos Relacionados


Taxa média do cheque especial tem pequena alta

Taxa média do cheque especial volta a subir

Juros bancários: Fundação Procon-SP constata taxa média de 9,24% para o cheque especial

Procon aponta pequena alta da taxa do cheque especial

Taxa de juros do cheque especial tem alta de 2,2 pontos percentuais em julho

Taxa de juros do cheque especial tem leve alta em outubro, aponta Procon-SP