TCU VAI INVESTIGAR SE COMPRA DO DPF NA FRANÇA ESTÁ CORRETA



O Tribunal de Contas da União (TCU) vai fazer uma inspeção extraordinárianos contratos que o Departamento de Polícia Federal assinou com a empresa francesa Sofremi, para compra de equipamentos, materiais e serviços para reaparelhamento do órgão. O plenário aprovou hoje (quarta, 29) requerimento com essa finalidade, apresentado pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE).

A mesma inspeção será feita na fundação brasileira Atech - Aplicação de Tecnologias Críticas, que teria sido contratada para prestar serviços de gerenciamento dos materiais a serem fornecidos pelos franceses.

Com a decisão, o plenário não votará o Acordo de Parceria e Cooperação em Matéria de Segurança Pública assinado pelo governo com a França, em março do ano passado, até que o TCU envie aos senadores as conclusões de sua inspeção, conforme comunicação feita ao plenário pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães.

José Eduardo Dutra pediu a inspeção depois que o jornal Folha de S. Paulo denunciou que a compra dos equipamentos foi feita sem licitação pública, sob o argumento de que o assunto se refere à segurança nacional. Segundo o jornal, a compra do DPF, sem licitação pública, teria sido no valor de US$ 395,29 milhões e inclui seis helicópteros. No dia 6 passado, o Plenário decidiu que não votaria o Acordo com a França enquanto não fossem esclarecidos vários pontos do acerto.

No mesmo dia, o senador Gilberto Miranda (PFL-AM) afirmou que os contratos de compra dos equipamentos franceses dependiam da aprovação prévia, pelo Senado, do Acordo de Cooperação. Enquanto o TCU examina os contratos, a matéria ficará parada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

29/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agenda do governo para projetar o Brasil está correta, diz Piva

Investigar compra de refinaria é indispensável, diz Alvaro Dias

ACM MANDA CORREGEDORIA INVESTIGAR " LOBBY" DE JOÃO FRANÇA PELOS CLASSISTAS

JADER: CPI DEVE INVESTIGAR COMPRA.DE TÍTULOS PELO INTERVENTOR NO BAMERINDUS

PT pede CPI para investigar campanhas eleitorais e compra de sedes partidárias

PT pede CPI para investigar campanhas eleitorais e compra de sedes partidárias