TEBET GARANTE: CORUMBÁ TERÁ USINA TERMELÉTRICA



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) tranqüilizou hoje (dia 8), em discurso no plenário, a população de Corumbá (MS), garantindo que a cidade terá sua usina termelétrica em breve.

Tebet preocupou-se em desmentir os boatos de que a construção da usina teria sido cancelada. O rumor teria surgido depois que a empresa vencedora da concorrência internacional, a firma norte-americana El Paso, não compareceu à assinatura do contrato. Segundo ele, a empresa estaria apenas negociando o gatilho cambial, uma das cláusulas do contrato.

Ontem (dia 7), Tebet, acompanhado pelos demais senadores do estado, Levy Dias (PPB) e Lúdio Coelho (PSDB), reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Raimundo Brito, que dirimiu qualquer dúvida. "Ele foi enfático e assegurou que a usina será construída e que, caso a empresa norte-americana não assuma a obra, o governo já tem solução para o problema", disse o senador,

A usina termelétrica será alimentada pelo gás natural da Bolívia, que chegará ao Brasil através de gasoduto que corta Mato Grosso do Sul. No total, a usina poderá gerar até 150 MW de energia, o que possibilitará, segundo Ramez Tebet, a instalação de indústrias na região.

- É uma fonte de energia limpa - esclareceu o senador - que pode propulsionar o desenvolvimento da capital do Pantanal. Nosso estado vai servir de corredor, mas não queremos apenas enterrar os canos do gasoduto, queremos ter a oportunidade de utilizar esse recurso natural e acabar, de uma vez por todas, com o receio de ficarmos atrasados.

Segundo Tebet, outra usina termelétrica, com capacidade de produção de 300 MW, também já tem sua construção garantida na capital do estado, Campo Grande.



08/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo adia inauguração de usina termelétrica no Rio Grande do Sul

Usina termelétrica Paranapanema entrará em operação em 2012

Ubirajara sugere construção de usina termelétrica no Mato Grosso do Sul

Tebet já está com licença para construção de termelétrica em Três Lagoas

Usina de Belo Monte começará a funcionar em 2015, garante Lobão

Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída, garante ministro