Tebet pede audácia do governo contra globalização



O boicote à carne brasileira realizado pelo Canadá demonstra que a globalização é cruel e o país precisa adotar mecanismos de defesa, alertou, nesta segunda-feira (dia 12), o senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Ele pediu que o governo aja com audácia e disse que o Brasil não poderia ser "tão diplomático". O senador considera que o país precisa antecipar-se aos fatos, fomentar o desenvolvimento interno, principalmente nas regiões mais pobres, e aproveitar as riquezas nacionais.

O embargo representa a reação das grandes potências contra o avanço do Brasil na área tecnológica, ficando claro que o crescimento do país está incomodando, disse ainda Tebet ao referir-se à concorrência dos aviões produzidos pela Embraer com os fabricados pela empresa Bombardier, no Canadá.

- Trata-se de uma torpe campanha do Canadá contra o Brasil, já que a motivação foi mesquinha - afirmou.

Conforme o relato do senador, nesse boicote à carne o Canadá já causou graves prejuízos ao país porque escolheu justamente um mercado que representa aqui cerca de US$ 8 bilhões. Disse também que esse prejuízo foi maior em Mato Grosso do Sul, maior produtor de gado do país, com 24 milhões de cabeças.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) solidarizou-se com as preocupações de Tebet e disse que seu discurso é um pronunciamento em defesa do Brasil. O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) concordou com o entendimento de que o país precisa defender sua soberania. E o senador Romeu Tuma (PFL-SP) apontou que o embargo do Canadá vem ocorrendo por interesses privados.

12/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET COMENTA CORTES NO ORÇAMENTO DURANTE SEMINÁRIO SOBRE GLOBALIZAÇÃO

Tebet pede união contra o crime organizado

TEBET PEDE POLÍTICAS EFETIVAS CONTRA DESEMPREGO

Tebet pede respeito à lei e cobra competência do governo

TEBET PEDE QUE GOVERNO AUMENTE INVESTIMENTOS EM HABITAÇÃO

Tebet defende Congresso e diz que governo não age contra a violência