Tebet: vitória brasileira demonstra capacidade de superação do país
Ao homenagear a Seleção Brasileira pela quinta conquista da Copa do Mundo de futebol, o presidente do Senado, Ramez Tebet, opinou que a vitória é uma demonstração da capacidade de superação do país. Ele declarou que o Brasil, se unido e mobilizado, teria condições de superar a violência, ser uma nação mais justa, mais forte e cada vez mais igual.
Na avaliação de Tebet, nas últimas horas a globalização mostrou para todo o planeta a realidade de uma nação que pode ser organizada, competente, de vanguarda e confiante, levando ao mundo a imagem de um país civilizado dando exemplo de garra, tenacidade e criatividade.
- Essa globalização é a que nos interessa. Uma globalização na qual a gente vê o capitão da Seleção Brasileira, o Cafu, subindo num pedestal, levantando a Copa do Mundo e fazendo uma declaração de amor à sua mulher. Isso mostra que o Brasil é surpreendente. Que vivemos em um país que consegue fazer muito sucesso quando se concentra - afirmou Ramez Tebet.
O presidente do Senado destacou ainda que o futebol deixou de ser uma atividade qualquer para se transformar em um empreendimento que sensibiliza todo o planeta e requer grande planejamento. Neste sentido, ele parabenizou o administrador da equipe, o técnico Luiz Felipe Scolari, por ter acreditado no seu plano de trabalho e superado as críticas e pressões da imprensa e de parte da população.
A humildade dos atletas, mesmo após a conquista do título, também foi elogiada por Tebet. Ele lembrou que a maioria dos jogadores veio de famílias humildes e mostrou ao mundo um país fortalecido a partir da origem do seu povo, que se constituiu em uma nação por meio da multiplicação de raças e etnias.
- A Seleção Brasileira de futebol que vamos receber com festa em Brasília nos dá a clara sensação, permitam-me o paralelo, de que o chamado risco Brasil é uma ofensa à nossa capacidade de realização. Especuladores do mercado financeiro conseguem, em alguns momentos, passar para o mundo a sensação de que o país é inviável. Mas somente manipulando dados sobre a nossa realidade é que impõem essa imagem a outras nações - declarou.
01/07/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Doenças raras: fotos contam histórias de vitória e superação
Para Dilma, resultado do PIB demonstra que o Brasil tem capacidade de crescer
Superação da violência passa por conjugação de leis e ação, diz Tebet
Relatório de atividades demonstra que Senado cumpriu seu dever, diz Tebet
Ideli destaca capacidade de conciliação de Tebet
Obama demonstra "apreço" por aspiração brasileira ao Conselho de Segurança da ONU