Superação da violência passa por conjugação de leis e ação, diz Tebet



O desafio do combate à violência e à impunidade no país - afirmou nesta segunda-feira (dia 28) o presidente do Senado, Ramez Tebet - passa pela conjugação de leis e ações na área de segurança pública. A opinião foi emitida por Tebet ao anunciar reunião dos líderes partidários da Câmara e do Senado sobre o assunto, marcada para esta terça-feira (dia 29), às 15h.

- Não é só com lei que vamos resolver o problema - declarou Tebet, enfatizando a necessidade de serem discutidas medidas operacionais capazes de "tirar do bandido a certeza da impunidade". Dos mais de 170 projetos sobre segurança pública em tramitação, as lideranças deverão se debruçar sobre aqueles considerados prioritários e consensuais, já que existe a determinação de colocá-los na pauta de votação do Congresso a partir de 15 de fevereiro, quando se encerra o recesso parlamentar.

Apesar de reconhecer sua relevância, Ramez Tebet admite que algumas matérias polêmicas, como a proibição da fabricação de armas de fogo, a redução da maioridade penal e a unificação das polícias, podem ficar de fora dessa discussão. "De qualquer forma, não serei eu a dar a última palavra nesta questão", observou. "Este será um trabalho conjunto do Congresso".

Diante da angústia provocada na sociedade pela crescente onda de violência, Tebet disse que o Congresso não poderia deixar de se pronunciar sobre a questão e de participar da mobilização nacional em favor da segurança. "Creio na força do Congresso e na sua representatividade perante a sociedade", disse.



28/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Desenvolvimento do Vale do Caí passa pela superação de problemas agrícolas

Tebet: vitória brasileira demonstra capacidade de superação do país

Superação da violência é um desafio para as mulheres, diz Ana Amélia

Superação da crise depende de ação coordenada dos países ricos, diz Dilma a rei da Espanha

Fórum Mundial de Direitos Humanos deve priorizar superação da violência, afirma ministra

Tebet propõe mobilização nacional pelo cumprimento das leis