Técnicos brasileiros conhecem energias alternativas na Alemanha



Cinco técnicos da Eletrobrás Eletrosul estão em visita técnica à Alemanha para conhecer projetos de geração de energia solar e biomassa. Em Munique, eles vão participar, nesta quinta-feira (11), da maior feira solar do mundo, a Intersolar. O convite é da agência Alemãl de Cooperação Técnica (Deutsche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit GmbH-GTZ).

 

Brasil e Alemanha assinaram acordo bilateral de energia em 2008 com o objetivo de fomentar o aproveitamento de fontes de energia renováveis e eficiência energética no Brasil. Dentro desse acordo, a Eletrosul assinou acordo de cooperação técnica com a GTZ para a implantação do projeto "Megawatt Solar", em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Ideal. O projeto recebeu 2,8 milhões de euros, a fundo perdido, do banco alemão KfW.

 

Durante a estada na Alemanha, os técnicos conhecerão o Weserstadium, na cidade de Bremen, um dos mais recentes estádios do mundo a inaugurar uma cobertura solar, além da Associação de Energia Solar e do Instituto Fotovoltaico de Berlim, do Ministério de Meio Ambiente e usinas de biomassa.

 

A comitiva, que retorna na próxima semana, vai encontrar-se também com representantes do KfW, a fim de discutir formas de obtenção de fundos para o financiamento de projetos de fontes alternativas de geração de energia.

 

Atualmente, a Eletrosul, além do Megawatt Solar, desenvolve outros projetos nessa área, como o Alto Uruguai, que utiliza biodigestores para produção de energia a partir dos dejetos suínos, o "Planta Piloto Fotovoltaica", cujo objetivo é usar o sol para gerar energia elétrica e que está sendo implantado no estacionamento da Eletrosul, e projetos que utilizam o biogás (em Tupandi no Rio Grande do Sul, e em Itapiranga, Santa Catarina).

 

Fonte:
Eletrobrás



10/06/2010 15:17


Artigos Relacionados


Comissão mista discute energias alternativas

Uso complementar de energias alternativas é defendido em audiência pública

Lobão defende mais investimentos para energias alternativas

CI discute criação de incentivo para produção de energias alternativas

CIE APROVA MUDANÇA NA POLÍTICA ENERGÉTICA PARA USO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS

Augusto Botelho pede investimento em energias alternativas na Amazônia