Técnicos de saúde do Pará vão receber treinamento em teste rápido de HIV e sífilis



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação Nacional do Índio (Funai), governos estaduais e municipais realizará uma série de oficinas sobre prevenção da transmissão vertical de sífilis (da mãe para o bebê) e Aids em comunidades indígenas. O estado do Pará abre a rodada de oficinas, entre 20 e 22 de outubro, seguido do Amapá entre 25 e 29 do mesmo mês. Já Tocantins e Mato Grosso vão realizar as oficinas em novembro.

O Unicef e a Funasa – Área Técnica de DST / Aids e Hepatites Virais pretendem implantar, nesses estados, o Teste Rápido de Sífilis para comunidades indígenas. No primeiro encontro, em Belém (PA), gestores e técnicos de saúde da Funasa, do governo do estado e de 18 municípios do Distrito Especial de Saúde Indígena Guamá – Tocantins (Dsei/Guatoc) serão capacitados em abordagem sindrômica e teste rápido de HIV e sífilis. Equipes multidisciplinares que atuam nas aldeias do Distrito Guatoc, secretários municipais de Saúde e coordenadores de maternidades municipais estão entre os participantes dessa primeira rodada.

As etnias presentes na área coberta pelo Dsei/Guatoc são: Amanaye, Anambe, Assurini, Atikum, Gavião, Guajajara, Guarani, Hixkaryana, Kaapor, Kaapor, Kaingang, Karajá, Katuena, Katuena, Kaxuyana, Kayapó, Krikati, Munduruku, Parakanã, Suruí, Tembé, Timbira, Tiriyó, Wai Wai, Wapixana, Wayana, Xerente, Xereu, Xicrin, Zohé. A população destas etnias, de 0 a 29 anos, é de 6.871 pessoas.

 

Fonte:
Funasa



20/10/2010 17:46


Artigos Relacionados


Saúde realiza pela 1ª vez no País teste rápido da sífilis em aldeias do AM e RR

Teste rápido de sífilis congênita será incluído em programa para gestantes do SUS

Estado oferecerá teste rápido de sífilis pelo SUS

SUS oferece teste rápido para HIV e sífilis para gestante e parceiro sexual

Teste rápido de gravidez será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sete estados

SUS oferecerá diagnóstico rápido para sífilis até dezembro