Técnicos do Daee removem bombas no Piscinão Petrobrás



Trabalho é a primeira etapa do programa de recuperação do piscinão

A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio do Departamento de Águas e Energia (DAEE) concluiu nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, o trabalho de remoção dos quatro conjuntos de bombas do piscinão Petrobrás, localizado em Mauá. O trabalho é a primeira etapa do programa de recuperação do piscinão.

"Este é o maior piscinão construído pelo Governo do Estado para controlar as enchentes na bacia do Alto Tamanduateí, e representou um investimento de R$ 21,6 milhões", destaca Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE.

Localizado no bairro Capuava, o Piscinão Petrobrás tem capacidade para acumular 800 milhões de litros de água das chuvas e contribui para evitar enchentes do rio Tamanduateí. O piscinão foi entregue em agosto de 2002 à prefeitura de Mauá, que se responsabilizou pela operação, manutenção e vigilância.

Em setembro de 2005, o piscinão sofreu a invasão de ladrões que roubaram os cabos que acionam o conjunto de bombas e danificaram totalmente os painéis de operação do sistema. Atualmente, o piscinão com 450 milhões de litros de água em uma lâmina d'água com 8 metros de profundidade.

O DAEE está investindo R$ 1,9 milhão na recuperação do sistema de bombeamento. O trabalho começou em dezembro e deve ser concluído em maio deste ano. Cada bomba pesa 4 toneladas, tem 2 metros de altura e 1 metro de diâmetro, e capacidade para bombear mil litros de água por segundo.

A remoção das bombas foi realizada pelo mergulhador Alenildo Antônio da Costa, da empresa Diver Sub Mergulho Profissional. O conjunto de bombas foi fabricado na Suécia pela ITT Flygt. As bombas foram encaminhadas para revisão no representante brasileiro do fabricante e serão reinstaladas no piscinão.

Da Secretaria de Saneamento e Energia

(C.M.)



02/12/2008


Artigos Relacionados


Mergulhadores removem bombas no piscinão Petrobrás

DAEE assina contrato para obras no piscinão Guamiranga

Alvaro Dias: 'Carnavalização do pré-sal preocupa até os técnicos da Petrobras'

Peritos removem ossadas que podem ser de presos políticos enterrados em Vila Formosa

Obras do piscinão Guamiranga avançam

Alckmin vistoria obras do piscinão Guamiranga