Técnicos do Equador estão no Brasil para conhecer sistema de saúde indígena



Um grupo de técnicos equatorianos participa, a partir desta quinta-feira (15) de uma série de reuniões em Brasília, onde vão conhecer o modelo de atenção à saúde dos povos indígenas aplicado no Brasil.


As reuniões serão realizadas até o próximo dia 24 (sábado) na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mas dentre as atividades também está prevista uma visita ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Mato Grosso do Sul.


Segundo a representante da Coordenação de Apoio a Gestão e Participação Social (Copas)  Vânia Vianna, o encontro visa uma troca de experiências na área de proteção à saúde indígena, prevista em um acordo de cooperação técnica firmado entre os dois países em 2007.


“As consultas estão permitindo a transferência de conhecimentos sobre atenção e gestão de saúde indígena com o objetivo de analisar a prática sanitária dentro do contexto intercultural nos dois países”, afirmou.


Em 2008 e 2009, duas missões brasileiras, com técnicos da Funasa, também visitaram o Equador, e promoveram um treinamento para 40 técnicos equatorianos nas áreas de gestão e atenção à saúde.


Os trabalhos do grupo prosseguem durante esta quinta-feira, com a apresentação do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) e outros sistemas de informação em saúde, além de uma apresentação dos técnicos equatorianos.


Já nesta sexta-feira (16), a missão equatoriana visitará a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai/DF) e o Ministério da Saúde para conhecer o Sistema Único de Saúde.


Fonte:
Funasa



21/07/2010 05:31


Artigos Relacionados


Técnicos de saúde indígena recebem capacitação em vigilância do óbito infantil

Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil

Mercadante se reúne com técnicos para conhecer pesquisas e projetos do Inpa

Sistema S oferece cursos técnicos em todo o Brasil

Indicações para embaixadas no Equador, Reino Unido e Angola estão em pauta nesta quinta

Conferência discutirá saúde indígena no Brasil