Técnicos de saúde indígena recebem capacitação em vigilância do óbito infantil
A 1ª Oficina de Capacitação para Institucionalização da Vigilância do Óbito Infantil reúne até a sexta-feira (14), em Brasília, técnicos do Departamento de Saúde Indígena (Desai), dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) e das Assessorias Indígenas (Assai). Participam da capacitação representantes dos 34 Dsei e das quatro Assessorias Indígenas, além de técnicos do Desai e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).
O evento faz parte de uma ação que visa reduzir a mortalidade infantil, e tem como objetivo fazer com que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) ampliem sua cobertura dos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Mortalidade (SIM). Para alcançar esse objetivo, a oficina tem foco na organização da rotina e padronização dos instrumentos de coleta de registros de nascimentos e óbitos, integrando-os com o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi).
No encontro, serão apresentados os documentos-base dos sistemas – Declaração de Óbito (DO) e Declaração de Nascido Vivo (DN) - e discutidos todos os processos de distribuição e controle, busca ativa, orientações para o preenchimento, codificação, processamento, transferência e troca de dados, chegando à investigação (incluindo manuais de investigação) dos óbitos, e aprimoramento da informação.
Ao final, o resultado esperado é que os técnicos possam atuar como interlocutores dos sistemas SIM e Sinasc internamente no Dsei e com o gestor federal dos sistemas, o Siasi.
O encontro será promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com apoio do Desai/Funasa.
Fonte:
Funasa
04/08/2010 22:45
Artigos Relacionados
Gestores e técnicos de prefeituras recebem capacitação em gestão de convênios
Técnicos do Bolsa Família recebem capacitação para acompanhar o programa
Técnicos do Equador estão no Brasil para conhecer sistema de saúde indígena
Mês da saúde materno infantil indígena mobiliza aldeias do RS
Profissionais de laboratórios de saúde da região Norte recebem capacitação em Manaus
Equipes de saúde da EMTU de Caraguatuba recebem capacitação para fornecer CIPES