Técnicos rurais aprendem tecnologias para processamento de frutas tropicais



A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial, veículo adaptado para treinamentos em tecnologias desenvolvidas e adaptadas pela Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza (CE), será espaço de treinamento em processamento de frutas tropicais para técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), até sexta-feira (16).

O veículo ficará no Centro de Treinamento da Emater, no município de São José de Mipibu (42 km de Natal). O curso abordará, além do processamento, métodos de conservação e envase, visando a produção segura dos derivados de frutas. Serão oito horas de aulas teóricas e 24 horas de aulas práticas, envolvendo processamento de doces de frutas, frutas desidratadas e polpa de fruta conservada quimicamente, além da fritura e caramelização de amêndoas de castanha de caju.

Para o coordenador do curso, o engenheiro de alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical, Raimundo Marcelino, a grande vantagem da Unidade Móvel é a superação da barreira da carência de programas e estruturas físicas adequadas para que as tecnologias de processamento cheguem aos produtores.

O curso faz parte do projeto de transferência de tecnologia que visa à formação de multiplicadores em tecnologias e processos agroindustriais para agregação de valor ao caju e outras frutas tropicais e envolve recursos de R$ 119 mil, viabilizados pelo Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), do Banco do Nordeste (BNB). 

A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial é fruto de parceria entre a Embrapa e o Conselho Nacional do Sesi (Consesi). Participou, ainda, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Multiplicação de conhecimentos

Este é o segundo curso promovido na Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial. A primeira cidade visitada foi João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 9 de abril. O presidente da Emater/PB, Hermano Araújo, estima que os 15 técnicos treinados na Paraíba devam multiplicar o conhecimento com, pelo menos, mil agricultores familiares. “Essa iniciativa da Embrapa Agroindústria Tropical vai enriquecer o trabalho que era feito de forma artesanal, aumentando a qualidade dos produtos e melhorando a segurança dos consumidores”, disse. Neste ano, a Unidade Móvel percorrerá ainda os estados do Ceará e Piauí em dez treinamentos.


Fonte: 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 



14/04/2010 10:47


Artigos Relacionados


Agricultura: Produtores rurais aprendem técnicas de processamento de hortaliças em Saltinho

Agricultura: Produtores rurais aprendem técnicas de processamento de hortaliças em Saltinho

Etec de Cabrália Paulista ganha Laboratório de Processamento de Polpa de Frutas

Seminário discute tecnologias de processamento de fala

Técnicos estrangeiros aprendem a monitorar florestas por satélites em SP

MEC recebe inscrições de tecnologias educacionais para uso em escolas rurais