Telebras adia pregão para a contratação de equipamentos
A Telebras transferiu para sexta-feira (29) o pregão eletrônico que visa à contratação de equipamentos para iluminar as fibras ópticas da rede de telecomunicações do Estado brasileiro. É por meio desses equipamentos que será possível a transmissão de dados pelas estruturas de fibras ópticas já instaladas. Com isso, a Telebras pretende cumprir o objetivo do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que é fazer a internet de alta velocidade chegar, com baixo custo, a 4.283 municípios brasileiros até 2014.
O motivo da alteração da data do pregão, segundo a empresa, é a necessidade de corrigir detalhes no edital.
Esse é o segundo dos quatro pregões agendados pela Telebras para o PNBL. Além de prever a aquisição de solução de um sistema completo de telecomunicações por fibra óptica com tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), o pregão adiado inclui materiais e serviços necessários para o funcionamento e operação dos equipamentos ópticos a serem utilizados na rede nacional de telecomunicações, além de garantia e assistência técnica, instalação, treinamento e operação inicial do material.
Com esses equipamentos – a serem instalados nos 241 pontos de presença (POPs) estimados para a rede até 2012 – será possível agregar flexibilidade e dar maior escala à rede. Assim, será possível estender gradualmente a sua capacidade, por meio da adição de comprimentos de onda, para atender a eventual crescimento de demanda no tráfego de dados.
O primeiro leilão, realizado no último dia 25, abrangeu a implantação dos POPs. Os dois leilões restantes estão previstos para o mês de novembro, um destinado à aquisição de equipamentos de rádio para conectar a rede e as sedes dos municípios, e outro para a rede IP, que fará o roteamento das demandas.
Fonte:
Agência Brasil
27/10/2010 16:11
Artigos Relacionados
Telebras adia 1º leilão para compra de equipamentos do plano de banda larga
CPTM: Pregão na próxima semana para contratação de empresa fornecedora de equipamentos de segurança
Telebras abre consulta para compra de equipamentos de banda larga
AGU confirma pregão eletrônico para contratação de empresa de transporte
Governo quer ouvir a sociedade sobre contratação de equipamentos de rede
Plenário adia votação da contratação emergencial de 197 novos servidores