Temporão tranquiliza população e diz que superbactéria está restrita a hospitais
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu tranquilidade em relação à proliferação da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KCP). “A população fique tranquila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados”, disse ele após participar de encontro na capital paulista sobre a definição de diretrizes para minimizar o risco cardíaco em pacientes em tratamento contra o câncer.
Segundo a declaração do ministro neste sábado (24), com a adoção de medidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “a situação vai ficar sob controle”. Entre as ações da agência, ele destacou a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos.
O ministro lembrou a importância de procedimentos simples de higiene, como lavar as mãos, que diminuem muito o risco de contágio pela bactéria e destacou ainda que outro ponto fundamental no combate à bactéria é o cuidado no registros dos casos, para melhorar o embasamento de pesquisas sobre o assunto.
Fonte:
Agência Brasil
25/10/2010 11:44
Artigos Relacionados
Comandante da PM tranquiliza população
Augusto Botelho tranqüiliza população sobre febre amarela
Temporão diz que população precisa se mobilizar no combate à dengue
Gravidez para portadores de HIV ainda está em estudo, diz Temporão
Temporão: quem não reconhece que aborto é questão de saúde pública 'está delirando'
Valter Pereira condena proposta que obriga população do interior a procurar hospitais das grandes cidades