Augusto Botelho tranqüiliza população sobre febre amarela



O senador Augusto Botelho (PT-RR) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (7), que não há risco de epidemia de febre amarela no país. Ele comentou a corrida da população aos postos de saúde em busca da vacina, que tem validade de dez anos e imuniza dez dias depois de sua aplicação.

O parlamentar elogiou a ação do Ministério da Saúde pela distribuição de 11 milhões de vacinas por todos os estados, desde o ano passado, e pela implementação de barreiras sanitária nas áreas de risco, protegendo estados e municípios.

Augusto Botelho lembrou que a febre amarela urbana e a febre amarela silvestre são a mesma doença, transmitida por mosquitos (vetores) diferentes. Salientou que não há casos do tipo urbano no Brasil desde 1942. Informou ainda que, desde 1942, vêm caindo o número de ocorrências de febre amarela silvestre, embora tenha havido 25 casos confirmados, com 13 óbitos, desde dezembro do ano passado.

O parlamentar por Roraima elogiou ainda o discurso do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho - que naquele momento presidia a sessão -, na sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, no dia anterior.



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho tranquiliza produtores de coco e banana e de Roraima

Papaléo acusa governo de alarmar a população no combate à febre amarela

População deve atuar no controle da dengue, diz Augusto Botelho

Augusto Botelho pede à população de Roraima que evite queimadas

Augusto Botelho diz que recesso é oportunidade para ouvir a população

Demarcação contínua da Raposa-Serra do Sol não atende aos interesses da população, diz Augusto Botelho