Tenório diz que estado de Alagoas sofre discriminação pelo Ibama



O senador João Tenório (PSDB-AL) disse nesta quarta-feira (14) que Alagoas enfrenta dificuldades criadas pelos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em relação ao projeto de implantação do estaleiro EISA Alagoas S/A, no município de Coruripe.

Tenório disse que o Ibama agiu de modo diferente do que fez em outros estados, interferindo no processo de licenciamento e emitindo um parecer que concentra críticas em aspectos socioeconômicos e não em aspectos ambientais. O senador leu um trecho do parecer que trata do tema:

"Já em termos socioeconômicos destacamos a expectativa gerada pela possível instalação do empreendimento na população da Região Nordeste, o que acarretará migração para o estado de Alagoas de trabalhadores em busca de oportunidades de emprego. Tal fato gera favelização e sobrecarga nos serviços públicos já carentes no estado".

- É surreal. Imploro a reflexão de todos aqui presente, pois me parece que estamos diante do primeiro caso em que desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda gere favelização - alertou.

Para Tenório, se o que os analistas do Ibama afirmam estiver correto, Alagoas está condenado a nunca receber qualquer empreendimento expressivo ou relevante e impedido de criar demanda por novos insumos e de alterar a dinâmica da economia regional em favor do bem estar local.

O senador também rebateu os questionamentos do Ibama acerca do impacto da supressão de 100 hectares de manguezais. Segundo ele, a área a ser suprimida é, na verdade, inferior a 90 hectares e está previsto o replantio dos manguezais na mesma bacia, podendo chegar até três vezes o tamanho original.

Em aparte, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que o parecer do Ibama é "ofensivo", contra o desenvolvimento de Alagoas e "precisa ser combatido". Ele anunciou que já foi marcado um encontro na próxima terça-feira (20) com a nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Participarão do encontro representantes do governo estadual e das bancadas federais para dizer a ela que Alagoas não pode esperar e precisa desse investimento.

Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Agripino (DEM-RN), Alvaro Dias (PSDB-PR), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Marconi Perillo (PSDB-GO) se solidarizaram com João Tenório e destacaram o esforço do governador Teotônio Vilela (PSDB) para recuperar e desenvolver o estado de Alagoas.



14/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alcântara diz que mulher cearense sofre discriminação

Líder dos vigilantes diz que categoria sofre discriminação

João Tenório festeja recuperação econômica de Alagoas

TOMA POSSE NOVO SENADOR PELO ESTADO DE ALAGOAS

João Tenório pede ajuda para reconstrução de Alagoas

Alagoas conquista fábrica da Braskem de R$ 1 bilhão, informa João Tenório