TEOTONIO REGISTRA FALECIMENTO DE BISPO EMÉRITO DE PENEDO



O senador Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL) registrou o falecimento do bispo emérito de Penedo e vigário da paróquia de São Francisco de Assis, dom Constantino Luers. Conforme afirmou, a morte do bispo foi motivo de profunda tristeza para o povo de Alagoas.

Conforme o senador, dom Constantino "era um entusiasta da organização e desenvolvimento das comunidades". Eledestacou o empenho do bispo na elaboração de hortas comunitárias e outros programas sociais desenvolvidos em conjunto com associações de bairros, clubes de serviços e igrejas no estado de Alagoas.

Para Teotonio, a obra assistencial de dom Constantino foi notável e "seu legado está espalhado por várias cidades de Alagoas, que receberam os benefícios de sua ação incansável em favor dos desassistidos".

Entre as obras assistenciais realizadas pelo bispo, o senador citou a construção de casas populares nas cidades alagoanas de Penedo, Arapiraca, Campo Alegre, Igreja Nova e Caraíbas; a construção de dez igrejas nos municípios de Penedo, Arapiraca, Campo Grande, Teotonio Vilela, São Sebastião, Lagoa da Canoa e Feira Grande, além da construção de creches e abrigos para idosos.

Teotonio Filho informou que dom Constantino ingressou na Ordem Franciscana em maio de 1935. Tendo chegado ao Brasil naquele mesmo ano para cursar Filosofia em Olinda (PE), concluiu seus estudos de Teologia em Salvador e foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 1941, época em começou seu trabalho de catequese em vários estados do Nordeste.



10/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata lamenta morte de dom José, bispo emérito de Juazeiro

Camata registra posse do novo bispo católico de São Mateus (ES)

Mesquita Júnior registra lançamento de livro sobre bispo Edir Macedo

LOBÃO REGISTRA FALECIMENTO DE EXPEDICTO QUINTAS

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense