Teotonio Vilela defende retomada do Proálcool
Outra iniciativa elogiada por Teotonio foi a realização, nesta quinta e sexta-feiras, da Conferência Internacional Sobre Açúcar e Energia em São Paulo, que contou com a presença de representantes de 20 países.
- Nós temos o maior programa de energia renovável do mundo e as pessoas que participaram desse encontro podem ser consideradas verdadeiras precursoras de uma nova ordem mundial no setor energético - afirmou o senador.
Ao fazer uma recapitulação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), implantado a há 26 anos no Brasil, o parlamentar alagoano lembrou a principal característica do plano, que é a produção de energia renovável sem agressão ao meio ambiente.
- Penso que da mesma maneira que uma crise de energia originou o Proálcool, assim também essa nova crise mundial poderá salvá-lo. Podemos tirar uma lição fundamental dos erros cometidos no programa que quase foi extinto: é impossível deixarmos morrer o maior programa de combustível alternativo do mundo, que é também, hoje, o mais invejado e copiado no seu setor - disse.
Teotonio destacou ainda a avançada tecnologia que o Proálcool desenvolveu e as potencialidades do país no setor energético que ainda não foram pesquisadas, como a energia eólica (dos ventos), solar e da biomassa, entre outras. "O país precisa investir nessas soluções alternativas", recomendou o senador.
- O álcool é estratégico para o nosso desenvolvimento e pode ser considerado como patrimônio brasileiro. A decisão de aumentar o teor de álcool à gasolina é a sinalização política que faltava para que os agentes econômicos invistam no setor - afirmou Teotonio.
Os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Romero Jucá (PSDB-RR) elogiaram o discurso de Teotonio, concordando com a opinião de que o Proálcool é estratégico para o país.
19/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Teotônio Vilela defende reforma política
CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA RETOMADA DO PROÁLCOOL
Conselho de Ética ouve Teotonio Vilela
Teotônio Vilela celebra radiodifusão comunitária
Teotônio Vilela Filho critica governo Lula
Teotônio Vilela diz que só haverá crescimento com a redução dos juros