Teotônio Vilela diz que só haverá crescimento com a redução dos juros



O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) disse que as medidas adotadas pelo governo até o momento são insuficientes para reverter o quadro recessivo da economia do país, -que necessita de iniciativas mais consistentes e menos localizadas-. Ao comentar o artigo intitulado -Apenas Paliativos-, publicado neste mês no jornal Folha de São Paulo , o senador observou que somente uma redução mais rápida dos juros seria capaz de proporcionar uma retomada consistente do crescimento econômico.

De acordo com o artigo citado pelo senador, as medidas até então anunciadas são paliativas e buscam estimular apenas setores específicos que, têm, no conjunto da economia, -fôlego muito curto-. Entre as medidas chamadas de -paliativas- estão reforço da oferta de crédito a micro e pequenas empresas e pessoas de baixa renda, o programa -Primeiro Emprego- e a redução de impostos para reanimar as vendas das montadoras de automóveis no mercado interno.

De acordo com o artigo, essas medidas, observou o senador, foram lançadas como uma espécie de roteiro para uma agenda de desenvolvimento e -oferecem à opinião pública a impressão de que o governo se mexe para tirar a economia do marasmo-.

-Mas, objetivamente, não cabe esperar que sejam capazes de compensar o impacto recessivo da política macroeconômica em geral e, em particular, da taxa de juros altíssima. Enquanto essa restrição geral ao crescimento não for relaxada, as próximas iniciativas localizadas que vêm surgindo tenderão a ser esvaziadas-, diz o artigo citado pelo senador.

Ainda segundo a matéria, uma redução mais rápida dos juros se impõe, até porque as evidências de que a inflação recuou mostram que esse caminho é viável.



28/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Manutenção da taxa de juros em 16% é conservadora, avalia Teotônio Vilela Filho

Arthur Virgílio quer estímulo ao crescimento com redução nos juros

Teotônio Vilela defende reforma política

Teotonio Vilela defende retomada do Proálcool

Conselho de Ética ouve Teotonio Vilela

Teotônio Vilela celebra radiodifusão comunitária