Tesouro vai acelerar compra de moeda estrangeira para pagar dívida externa
O Tesouro Nacional vai acelerar a compra de moeda estrangeira para pagar a dívida externa que vencerá nos próximos dois anos. Essa ação, segundo o secretário do Tesouro, Arno Augustin, é necessária para conter a entrada de dólares que se intensificará com o aumento da taxa básica de juros (Selic) decidido, na quarta-feira (28), pelo Banco Central (BC).
“O ritmo de compra já está definido na política interna do Tesouro Nacional. A pendência, agora, é acelerar essas compras”, disse o secretário. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ajustar, por unanimidade, a taxa básica de juros de 8,75% para 9,50% ao ano.
Há cerca de um mês, o Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou de um ano para dois anos o prazo para o Tesouro Nacional comprar moeda estrangeira para pagar a dívida externa. A decisão, na época, foi justificada como ajuste da política cambial.
Augustin também comentou a medida provisória (MP) publicada na última segunda-feira (26), que permite o perdão para os estados que descumpriram metas fiscais no ano passado. De acordo com ele, a decisão foi apenas uma adequação técnica dos acordos de renegociação das dívidas estaduais. “A Lei de Responsabilidade Fiscal é posterior aos acordos da dívida e já previa a possibilidade de perdão em caso de crescimento econômico baixo”.
A MP perdoou os estados que descumpriram metas acertadas na renegociação de dívidas com a União no final dos anos 90. Em caso de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) inferior a 1%, os governadores ficam dispensados de respeitar os limites de superávit primário, de gastos com pessoal e de endividamento.
Na avaliação de Augustin, a medida foi necessária para que os estados não fossem punidos com corte de créditos em futuras linhas de financiamento. “Os estados não poderiam ser punidos pela crise internacional”, disse.
Fonte:
Agência Brasil
30/04/2010 12:13
Artigos Relacionados
Fundo Soberano do Brasil pode ser usado na compra de moeda estrangeira
Tesouro Nacional lança títulos da dívida externa
Tesouro Nacional lançará títulos da dívida externa em reais nos EUA e Europa
Tesouro diz que operação com títulos da dívida externa é qualitativa e não visa captação de recursos
Tesouro lança nesta 5ª títulos da dívida externa nos Estados Unidos e na Europa
DJALMA BESSA CONSIDERA ILÓGICO NÃO PAGAR A DÍVIDA EXTERNA