Teste rápido para diagnosticar tuberculose será oferecido pelo SUS
Com a nova tecnologia, o diagnóstico sai em duas horas. O teste deverá estar disponível na rede pública a partir do segundo semestre deste ano
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, um teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é denominado, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (25), pelo secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em solenidade que marcou o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado neste domingo (24).
Para a implementação da nova tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde está investindo R$ 12,6 milhões. Os recursos são para a aquisição de testes, computadores de última geração, com leitor de código de barras e impressora e para o treinamento dos profissionais de saúde. O teste rápido deverá ser disponibilizado na rede pública até o final desde ano.
“Este teste permite que as pessoas deixem as unidades de saúde já com o diagnóstico, possibilitando, assim, que iniciem o tratamento mais precocemente”, afirmou o secretário Jarbas Barbosa, durante a solenidade.
25/03/2013 15:44
Artigos Relacionados
Teste rápido de gravidez será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sete estados
SUS começa a oferecer teste rápido para tuberculose
Teste rápido de sífilis congênita será incluído em programa para gestantes do SUS
Estado oferecerá teste rápido de sífilis pelo SUS
Novo medicamento para tratamento do câncer de mama será oferecido pelo SUS
Teste do pezinho pode ser ampliado para diagnosticar mais doenças