Theatro Municipal de São Paulo comemora centenário
Na última segunda-feira (12) foi comemorado o centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Participaram da cerimônia de comemoração diversos representantes do governo, dentre elas, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o vice-governador do estado, Guilherme Afif Domingos, e o prefeito Gilberto Kassab.
Durante o evento, foi realizado o lançamento do selo comemorativo dos 100 anos de fundação do Municipal. A ministra Ana Hollanda carimbou o selo de honra, criado pela artista plástica Juliana de Souza Silva. O selo terá tiragem de 600 mil unidades e já está à venda nos Correios.
Durante a cerimônia, a ministra Ana lembrou que São Paulo, à época da inauguração do Theatro, em 1911 era a metrópole onde a elite dos barões do café dialogava com os imigrantes, principalmente os italianos, que trouxeram ideias novas, anarquistas e revolucionárias. “Este teatro foi cenário de muitos aplausos e de muitas vaias”, acrescentou.
“Não foi à toa que por aqui surgiram Oswald de Andrade, Pagu e tantos outros que fizeram a Semana de Arte Moderna”, afirmou. A ministra citou o pai, Sérgio Buarque de Hollanda, para lembrar o fato de a Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, ter acontecido no Theatro Municipal de São Paulo. “Meu pai, dizia que nenhum outro lugar abrigaria algo tão irreverente”, destacou.
Construído em 1903 e inaugurado em 12 de setembro de 1911, o Theatro recebeu influência da ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII.
O Municipal passou por duas grandes obras e uma reforma. A primeira obra, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins e reduziu os camarotes. A segunda, de 1986 a 1991, restaurou o prédio e implementou estruturas e equipamentos mais modernos.
Para celebrar o centenário, foi feita uma terceira reforma que durou cerca de dois anos e incluiu a restauração de todo o edifício e a modernização do palco. A obra, que teve investimentos de R$ 28,3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo, restaurou as fachadas e a ala nobre, recuperou 14.262 vidros que compõem os conjuntos de vitrais e também possibilitou o resgate das pinturas decorativas com base em fotos antigas.
Fonte:
Ministério da Cultura
13/09/2011 16:57
Artigos Relacionados
Theatro São Pedro comemora aniversário de São Paulo com Cisne Negro
Dança: Theatro São Pedro comemora aniversário de São Paulo com Cisne Negro
Comunidades pacificadas vão ao balé no Theatro Municipal
Obama discursará para convidados no Theatro Municipal
BNDES dá apoio financeiro de R$ 3,15 milhões para restaurar Theatro Municipal do Rio
Desabamento de prédios causou danos reversíveis ao Theatro Municipal, avalia Iphan