Thomaz Bellucci volta à quadra nesta quarta-feira (19)



O brasileiro Thomaz Bellucci volta a jogar nesta quarta-feira (19), às 19h, na quadra central do complexo do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, pelo Rio Open. O torneio de tênis é o maior da América Latina, e distribui 500 pontos para o ranking mundial masculino.

O adversário é o argentino Juan Monaco, atual 42º do ranking mundial, que venceu o seu compatriota Horacio Zeballos na terça-feira, por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 6/1.

Bellucci, atual 130º do mundo e que precisou de três sets para vencer na estreia o colombiano Santiago Giraldo (na segunda-feira – 17), já enfrentou Monaco em duas oportunidades e o venceu uma vez. Ambos os jogos foram no saibro, mesmo piso do torneio no Rio.

Além de Bellucci, outros cinco brasileiros entram em quadra hoje. Marcelo Melo e seu parceiro, o espanhol David Marrero, estreiam contra os alemães Andre Begemann e Martin Emmrich, no quarto jogo da quadra 1. João Olavo Souza, o Feijão, e Marcelo Demoliner enfrentam o uruguaio Pablo Cuevas e o argentino Horacio Zeballos. E Paula Gonçaves e Laura Pigossi pegam a polonesa Paula Kania e a russa Valeria Solovyeva. Na terça-feira, a dupla formada por Beatriz Haddad Maia e Maria Fernanda Alves foi eliminada na estreia pelas irmãs gêmeas ucranianas Lyudmyla e Nadiya Kichenok por 6/2 e 6/1.

Nadal vence no Rio Open
O espanhol, número 1 do mundo, derrotou o compatriota Daniel Gimeno-Traver. No duelo mais esperado do segundo dia de confrontos do Rio Open, o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, fez o que todos esperavam dele: venceu sua primeira partida no evento. Diante do espanhol Daniel Gimeno-Traver, Nadal trinfou por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 7/5 e, assim, brindou seus fãs com uma vitória sem sustos.

Ao final da partida, o espanhol ressaltou o carinho que tem recebido dos cariocas e reforçou o afeto que sente pelo país. “Nas três vezes que estive no Brasil senti uma conexão especial com o público. A América Latina é um lugar especial para mim, me sinto um pouco em casa, os torcedores são bem carinhosos comigo. É algo bonito, espero que ocorra mais vezes”, declarou o tenista.

Quem também não teve problemas para avançar no torneio foi o espanhol David Ferrer, número 4 do ranking mundial e segundo mais bem ranqueado tenista do torneio masculino. Ferrer venceu o francês Jeremy Chardy por 2 x 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

 O próximo adversário de Nadal será o também espanhol Albert Montanes. Já Ferrer fará sua segunda partida contra o argentino Federico Delbonis.

Outros que conquistaram vitórias foram o italiano Fabio Fognini e o espanhol Tommy Robredo. O primeiro, número 14 do ranking mundial, bateu o eslovaco Aljaz Bedene por 2 x 1, com parciais de 7/6 (7/5), 0/6 e 6/1. Já Robredo, 17º do mundo, passou pelo compatriota Pablo Carreno Busta por 2 x 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3.

Vice-campeão no ATP de Buenos Aires, no último domingo (16), Fognini vem de uma série de bons resultados no saibro — dos últimos 26 jogos, venceu 24. “O jogo foi difícil. Cheguei no Rio na segunda-feira (16.02), às 23h, então sabia que seria duro. Foi um jogo bem feio, mas eu ganhei e isso é o que importa”, declarou o italiano.

Teliana está na segunda rodada
A pernambucana Teliana Pereira, número 98 do mundo, confirmou sua boa fase e avançou à segunda rodada do Rio Open. Ela venceu a romena Alexandra Cadantu, número 60 do mundo, por 2 x 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Na próxima rodada, Teliana enfrentará a vencedora do confronto entre a cazaquistanesa Yaroslava Shvedova, 79ª, e a austríaca Patrícia Mayr-Achleitner, 81ª.

“Pra mim, que não estou acostumada a jogar um torneio deste nível no Brasil, é uma grande pressão. A gente quer mostrar serviço, mas a torcida esteve incrível e me ajudou o tempo todo. No primeiro jogo a gente não consegue jogar tão solta, mas esta vitória tirou um pouco desse peso e espero estar mais tranquila na próxima rodada”, disse Teliana.

Favoritas eliminadas
Quatro cabeças de chave deram adeus logo na estreia do Rio Open. A italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010, perdeu para a espanhola Lourdes Dominguez Lino por 2 x 0, com um duplo 6/4. No masculino, o espanhol Nicolas Almagro, atual 18º do ranking mundial, foi eliminado pelo ucraniano Alexandr Dolgopolov por 2 x 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/0. Os outros favoritos que perderam na estreia foram o espanhol Marcel Granollers e a tcheca Barbora Zahlavova Strycova.

Chateada, Schiavone lamentou mais uma eliminação precoce e disse que pretende voltar ao Rio. “Eu venho de momentos difíceis no circuito, seis eliminações em sequência, e isso é muito pesado. No tênis, se você não tem consistência, fica muito mais difícil. O que mais me afeta hoje é a confiança. Estou triste, gosto bastante daqui, tinha uma boa chance de vencer, mas não aproveitei. Uma pena... Espero voltar em breve", disse a italiana.

Já Almagro, que perdeu pela segunda vez para Dolgopolov em quatro jogos, disse que não entrou bem em quadra. “No primeiro set, apesar de ter vencido, não foi um tênis muito bem jogado. Depois, tive algumas chances no segundo set, mas não aproveitei. Ele foi ganhando mais confiança, acertando os golpes, e eu, no final, já não acertei nada. Espero agora trabalhar para recuperar minha confiança”, analisou o espanhol, que descartou qualquer problema físico durante a partida.

Ainda impressionada com a repercussão de suas recentes conquistas (cinco títulos de ITF em 2013, Top 100 da WTA e conquista do Zonal Americano da Fed Cup), a pernambucana de Águas Belas mantém a humildade. “Isso tudo ainda é muito recente. É muito legal, fico feliz, mas preciso me acostumar. Espero que esse reconhecimento continue, porque é um sinal de que estou melhorando e conquistando outros recordes”, completou Teliana, que alcançou a semifinal de um torneio WTA no ano passado, o que não acontecia com uma jogadora do país desde 1989.

Fonte:
Brasil 2016



19/02/2014 15:52


Artigos Relacionados


Thomaz Bellucci avança no Aberto da Austrália

Thomaz Bellucci perde para top 10 no Aberto da Austrália

Sol volta a aparecer em São Paulo nesta quarta-feira

CPI do Banestado volta a se reunir nesta quarta-feira

CPI do Futebol volta a reunir-se nesta quarta-feira

Cultura: Série Cordas e Piano volta nesta quarta-feira