Tião Viana anuncia encontro no Senado sobre obesidade
De acordo com o parlamentar, a reunião irá situar a obesidade como o mais grave problema de saúde pública hoje no país. Segundo Tião Viana, a doença contribui indiretamente para a primeira causa de morte neste país, as doenças cardiovasculares, que matam 200 mil pessoas por ano no país.
- Hoje, as doenças cardiovasculares representam mais de 35% das causas de morte no país, muito mais do que as doenças infecciosas e parasitárias, mais do que o câncer e mais do que as chamadas causas externas, que envolvem acidentes e atos de violência - informou Tião Viana.
A intenção dos patrocinadores, afirmou o senador, é "sensibilizar o Parlamento para que possa legislar efetivamente sobre este tema". De acordo com o senador, tramitam diversas matérias no Congresso Nacional sobre o assunto há vários anos.
O encontro, informou o parlamentar, começa às 9 horas, com a presença do presidente do Senado Federal, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), e do presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Romeu Tuma (PFL-SP).
- Não é possível que o Parlamento não consiga ter uma legislação imediata sobre este tema - afirmou o senador, convidando os parlamentares para prestigiar o ato. Tião Viana afirmou que o encontro resultará em uma carta aberta com a recomendação de que o Brasil enfrente "a grave epidemia que nos assola hoje, que é a obesidade".
10/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana anuncia suspensão de obra no Senado e rebate dados de ONG sobre o Congresso
Tião Viana destaca luta contra obesidade
João Ribeiro anuncia apoio do PR à candidatura de Tião Viana à Presidência do Senado
Tião Viana propõe ação de estímulo à alimentação saudável para prevenir obesidade e morte súbita
Tião Viana defende atitude de Lula no encontro com MST
TIÃO VIANA FALA SOBRE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA À TV SENADO