Tião Viana defende aproximação com países andinos



Ao anunciar a realização de nova viagem ao Acre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias, o senador Tião Viana (PT-AC) destacou nesta sexta-feira (26), em Plenário, o potencial das relações comerciais com os países andinos. A abertura dos mercados das nações vizinhas, previu, poderá estimular o crescimento econômico dos estados que compõem a região amazônica.

Somente no Peru e na Bolívia, observou o senador, existem 33 milhões de consumidores. Mas todo esse mercado ainda está, a seu ver, "de costas para o Brasil". A carne, o frango e o milho consumidos nesses países, citou, são provenientes da Austrália, muito mais distante do que o Brasil.

- Hoje o cenário político é outro, a geopolítica amazônica é outra, e agora existe uma perspectiva sólida de integração andina - afirmou Viana.

De acordo com o senador, os governadores da Amazônia - como Jorge Viana, do Acre - estão promovendo um diálogo permanente com os países vizinhos, para abrir novos canais de relacionamento comercial. Ele reconheceu que a aproximação com as nações andinas teve progressos durante o governo anterior e se consolidou com o presidente Lula, cuja visita, na sua opinião, demonstra a aposta do atual governo no "grande potencial econômico" da região.

Durante a viagem presidencial, anunciou o senador, será ampliada a retomada do Correio Aéreo Nacional, "consolidando a integração com áreas isoladas", e será inaugurado o primeiro hospital voltado à população idosa na região amazônica. Esta iniciativa foi elogiada, em aparte, pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Também em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) saudou a aproximação com os países andinos e disse que o comércio internacional do Brasil sofre um "atraso deplorável de séculos".



26/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES DEFENDE INTEGRAÇÃO COM PAÍSES ANDINOS

Capiberibe defende aproximação do Brasil com países vizinhos ao Amapá

CRE aprova protocolo para solução de controvérsias econômicas entre países andinos

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana defende Agenda Verde

Tião Viana defende a cobrança da CPMF