Tião Viana defende Agenda Verde
Citando um artigo escrito pelo jornalista Melchiades Filho e publicado no último dia 9 (sábado) pelo jornal Folha de S. Paulo, o senador Tião Viana (PT-AC) defendeu a chamada Agenda Verde, divulgada no Brasil por ativistas, servidores, cientistas e jornalistas. Viana disse que nessa lista de divulgadores deveriam ser incluídos o Congresso Nacional e o Ministério do Meio Ambiente.
- Estamos numa fase de luta entre a preservação ambiental e a expansão econômica - afirmou.
O senador leu o artigo que analisa o Environmental Performance Index (EPI), índice-piloto que procura calcular o desempenho ambiental de todos os países e que é elaborado pelas universidades americanas de Yale e de Columbia. De acordo com o jornalista, o Brasil aparece na 35ª posição, com nota 82,7 - numa tabela que vai de 0 a 100 -,à frente de países semelhantes, como México, Austrália, África do Sul, China e Índia.
O artigo explica que o estudo computa 25 indicadores, divididos em saúde ambiental (poluição do ar, qualidade da água, saneamento) e vitalidade de ecossistemas (emissão de gases-estufa, conservação de matas, controle de pesticidas). Esses 25 indicadores dizem respeito a políticas públicas pelas quais os governos podem - ou deveriam - ser responsabilizados. O jornalista também faz uma ressalva:
"Trata-se de um trabalho em progresso, devido a limitações metodológicas: ainda não há um padrão métrico mundial para monitorar o ambiente. A pesquisa tenta driblar essa situação por meio de modelagens estatísticas e do descarte de quem não tem dados confiáveis", leu o senador.
O jornalista ainda acrescentou que o Brasil perdeu um lugar desde 2006, mas elevou a nota 5,7 pontos. Ele considerou o resultado surpreendente, se forem consideradas as pressões por inclusão e demandas de consumo atendidas, e apontou a queda dos Estados Unidos da 28ª para a 39ª posição e a da Argentina da 30ª para a 38ª posição na EPI.11/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana defende projeto que institui o "FPE verde"
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
Tião Viana defende a cobrança da CPMF
Mercadante defende candidatura de Tião Viana
Casagrande defende candidatura de Tião Viana
TIÃO VIANA DEFENDE DEFICIENTES FÍSICOS