Tião Viana diz que Acre demonstra como é possível criar política de saúde para o país
O Saúde em Família, similar ao modelo implantado em Cuba e baseado na criação de equipes médicas volantes, atinge 15 dos 22 municípios acreanos e, em um ano e quatro meses, segundo o senador, reduziu a mortalidade infantil a quase zero e registrou melhoria dos índices de expectativa de vida da população atendida.
- A implantação do mais ousado programa de saúde do país é um marco do governo Jorge Viana - disse.
Os avanços registrados no Acre devem-se a parcerias estabelecidas com o Ministério de Saúde, reconheceu Tião Viana. Ele disse que, com recursos orçamentários da ordem de US$ 10 milhões de dólares para investimentos no setor, o equivalente às despesas do governo americano apenas com o programa relativo ao choque infeccioso, o Ministério da Saúde e as parcerias realizadas com o Acre demonstraram como é possível criar uma política de saúde para o país simples e barata.
Com metas bem estabelecidas e fiscalização, "é possível fazer muito com esse mínimo", reiterou.
Na área de formação de profissionais, informou o senador, o governo do Acre firmou parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBa) e fixou um modelo curricular de conteúdo holístico, sem hiperespecializações, já aprovado pelo Ministério da Educação.
09/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA REGISTRA ANIVERSÁRIO DA AUTONOMIA POLÍTICA DO ACRE
TIÃO VIANA QUER VER SAÚDE COMO PRIORIDADE ABSOLUTA
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
Tião Viana defende empréstimo para o Acre
TIÃO VIANA PEDE MAIS VÔOS PARA O ACRE
Tião Viana anuncia projeto para reflorestamento de 300 mil hectares no Acre