TIÃO VIANA QUER VER SAÚDE COMO PRIORIDADE ABSOLUTA



A má avaliação internacional do sistema brasileiro de saúde é apontada pelo senador Tião Viana (PT-AC) como resultado do que ele classifica como descaso de sucessivos governos em relação ao setor. De acordo com levantamento sobre a qualidade de atendimento, promovido em 191 países pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a posição de número 125.
Segundo o senador, a saúde não pode ser tratada como mais um rubrica no orçamento, de onde entra ou sai dinheiro sem que exista uma real avaliação sobre as necessidades da área. Para ele, as autoridades precisam considerar a saúde como uma prioridade absoluta.
- O governo federal, de uma vez por todas, tem que entender que é preciso otimizar cada centavo que está colocado na saúde, que é preciso desburocratizar muito mais ainda as instâncias de decisão do setor saúde neste país - afirma Viana. Na sua opinião, é preciso garantir que os municípios de fato cumpram as suas metas e sejam fiscalizados e que os estados não se omitam nos gastos com o setor. "Tudo deve ser feito para que nós possamos trabalhar dentro de uma visão de que a saúde não pode estar na dinâmica diária da contenção de gastos para pagar juros da dívida", sustenta.

21/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER QUE COMBATE A AIDS SEJA PRIORIDADE EM TODO O MUNDO

Tião Viana diz que Acre demonstra como é possível criar política de saúde para o país

TIÃO VIANA QUER MAIS DINHEIRO PARA A SAÚDE PÚBLICA

Educação será prioridade em um segundo mandato de Lula, diz Tião Viana

Sarney defende "prioridade absoluta" para combate ao crime organizado

Tião Viana parabeniza São Luís como Patrimônio da Humanidade