Tião Viana diz que ZPE no Acre abrirá novo horizonte para a economia da Amazônia



O Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou nesta segunda-feira (28) a criação de zonas de processamento de exportação nos municípios de Senador Guiomad (AC) e Aracruz (ES). O senador Tião Viana (PT) disse que a decisão, tomada em reunião presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, abre um novo horizonte para a economia da Amazônia brasileira, principalmente para o Acre.

- A ZPE permitirá que possamos entrar na era da incorporação da tecnologia industrial dentro da nossa região, fortalecendo o acesso à mão de obra com qualidade, melhores salários para a juventude e melhores oportunidades de renda para a nossa comunidade. Tem um futuro extraordinário itens oriundos da atividade madeireira, como a madeira manejada com sustentabilidade, as frutas tropicais, os óleos, as essências, os fitoterápicos e a castanha, por exemplo - enumerou Tião Viana.

Além de destacar o trabalho do governador do Acre, Binho Marques, na aprovação da ZPE, Tião Viana registrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incentivador da criação de ZPEs como alternativa para o Brasil. Ele também lembrou o senador José Sarney (PMDB-AP), que, quando presidente da República, assinou a primeira lei das ZPEs no Brasil: o Decreto-lei 2.452/1988.

Tião Viana acrescentou que o Acre também será protagonista do novo desenho da geografia da América do Sul, quando estiver concluída a rodovia bioceânica que integrará os oceanos Atlântico e Pacífico ligando o Brasil ao Peru. O senador explicou que a opção pela nova estrada, ao invés do Canal do Panamá, permitirá uma redução em 12 dias no transporte marítimo para o mercado asiático.



29/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana defende empréstimo para o Acre

TIÃO VIANA PEDE MAIS VÔOS PARA O ACRE

Tião Viana anuncia projeto para reflorestamento de 300 mil hectares no Acre

Tião Viana renuncia ao mandato para assumir governo do Acre

Tião Viana registra visita do ministro da Educação ao Acre para discutir o PDE