Tião Viana enaltece liderança carismática de ACM



O senador Tião Viana (PT-AC) enfatizou a liderança carismática e a grande visão política e administrativa do senador Antonio Carlos Magalhães, falecido mês passado. Para o parlamentar, Antonio Carlos foi "um dos maiores vultos da história política brasileira". Tião Viana destacou a franqueza e a honradez do político baiano:

- Se o acordo estava feito, o acordo não era quebrado - lembrou.

Tião Viana enalteceu a coragem de Antonio Carlos, manifestada em diversas ocasiões, como ao propor a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o Poder Judiciário e expôs mazelas como o escândalo da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

- Quantos teriam a coragem de viabilizar e assumir de frente a responsabilidade pela criação da CPI do Judiciário, sem medo de ser mal interpretado? - indagou Tião Viana, enfatizando a compreensão de Antonio Carlos para a dimensão que aquela CPI teria para a democracia brasileira.

O senador citou algumas das recentes realizações de Antonio Carlos, como a criação do Fundo de Combate à Pobreza e a instalação, em Brasília, do Instituto do Coração do Distrito Federal, hoje um hospital de referência em tratamentos cardíacos para 11 estados brasileiros. Também citou realizações do senador na Bahia - estado que governou por três vezes -, como a revitalização do Pelourinho e a industrialização daquela unidade da federação.

Tião Viana destacou ainda o carinho que o senador tinha por seu estado. Citou as últimas eleições, quando Antonio Carlos, derrotado, manteve a cabeça erguida e aceitou convite para o diálogo com o governo, preocupado primeiramente com a situação da Bahia.

O parlamentar destacou ainda a sensibilidade de Antonio Carlos para a escolha de seus auxiliares diretos, citando políticos hoje de renome que foram guindados à vida pública pelo senador, como os ex-senadores Waldeck Ornellas, Rodolpho Tourinho e Paulo Souto e o senador César Borges (DEM-BA) - os dois últimos também foram governadores da Bahia.

- Ele tinha uma espécie de faro para detectar competência, principalmente nos jovens - disse.

O senador leu testemunhos favoráveis a Antonio Carlos do advogado baiano Raymundo Paraná, 85 anos, e de seu filho, o médico e pesquisador Raymundo Paraná Filho.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana enaltece coragem de Covas

TIÃO VIANA ENALTECE TRABALHO DE MISSIONÁRIO

Liderança do PT confirma candidatura de Tião Viana

Tião Viana enaltece ação da ECT em favor da integração regional

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Brizola foi uma figura singular e carismática, diz Agripino