Tião Viana recebe grão-duque Henri de Luxemburgo
O presidente interino do Senado, Tião Viana, recebe nesta quarta-feira (28) o grão-duque Henri de Luxemburgo, que visita oficialmente o Brasil no propósito de estreitar os laços de amizade e cooperação econômica entre os dois países. O grão-duque traz 117 pessoas em sua delegação, das quais 62 são empresários e homens de negócio.
De acordo com o Itamaraty, a visita servirá para desanuviar o ambiente de desconforto com o projeto do biocombustível brasileiro, estrela do programa energético do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e fonte de preocupação social para aquele grão-ducado.
Luxemburgo inquieta-se com os prejuízos que podem advir de uma agricultura excessivamente centrada no cultivo de oleaginosas para a produção de combustível. Essa preocupação ampara-se no entendimento de que a expansão do cultivo de energéticos sobre áreas antes destinadas a alimentos resultará na expansão das áreas de fome no mundo e no aumento dos preços das commodities.
País que adota uma postura internacional de caráter conciliador e de solidariedade com os países mais pobres, Luxemburgo é uma das principais praças financeiras do mundo, tem o maior PIB per capita do continente europeu e desempenha papel que em muito ultrapassa sua dimensão geográfica. É também um país que canaliza para as regiões mais pobres percentual superior ao recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
27/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Grão-duque de Luxemburgo manifesta interesse no estreitamento de relações com o Brasil
Tião Viana recebe homenagem de professores da UnB
Tião Viana recebe servidores do Incra
Tião Viana recebe Jarbas Passarinho
Tião Viana recebe prefeitos do Acre
Tião Viana recebe delegação da Venezuela