Tião Viana recebe prêmio da OMS por suas ações contra o cigarro



O senador e médico Tião Viana (PT-AC) receberá no próximo dia 26 um prêmio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por suas ações contra o vício do cigarro no país. O prêmio - um certificado e uma medalha - é concedido anualmente a pessoas e organizações de todo o mundo que se destacam no combate ao tabagismo.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), Tião Viana se disse honrado com a premiação e pediu aos senadores que acelerem a votação de projeto de sua autoria (PLS 315/08) que proíbe o uso de produtos de tabaco em ambientes fechados. Lembrou que o cigarro está presente em seis das oito principais causas de morte no mundo, como doenças cardíacas e respiratórias.

- Infelizmente, um terço da população adulta do mundo faz uso do cigarro e, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes no planeta. No Brasil, 18,8% da população fumam e cerca de 200 mil brasileiros morrem por ano vítima de doenças ligadas ao tabagismo - lamentou Tião Viana.

O senador observou que a campanha do governo federal de colocar fotos de doentes e advertências nos maços de cigarros tem apresentado bons resultados. Afirmou ainda que existem estudos comprovando que o aumento de preço dos cigarros inibe o vício. Para cada 10% de aumento no preço, o consumo cai no curto prazo em 2,5% e, no longo prazo, a redução sobe para 4,2%. Tião Viana é autor de projeto (PLS 314/08) que eleva em cerca de 16% os preços dos cigarros, pela cobrança de PIS/Pasep e Cofins.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) cumprimentou Tião Viana pelo prêmio, lamentando que o aumento de preço acabe também levando a um aumento no contrabando de cigarros. Ele se mostrou indignado por ler que, na Praça da Sé, em São Paulo (SP), adultos arregimentam crianças para que vendam na rua cigarros contrabandeados.



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana defende ações contra o câncer do colo do útero

Tião Viana homenageia índios e pede demarcação de suas terras

Tião Viana apresenta extrato de suas despesas médicas nos últimos dez anos

Tião Viana lê em Plenário relação de suas despesas médicas custeadas pelo Senado desde 1999

Bandeirantes implanta ações para obter selo contra cigarro

TIÃO VIANA DEFENDE AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO A AIDS